Notícias

Palestra na UFMG traz relato do editor especializado em biblioteconomia, Briquet de Lemos

quinta, 25 de agosto de 2016, às 14:38

Antonio Briquet de Lemos, conceituado editor da área de Biblioteconomia, é o palestrante convidado da 4ª edição da Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária.

A palestra intitulada “Relato de experiência do editor especializado na área de biblioteconomia” acontece na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, no dia 29 de agosto. O evento está marcado para 19h, no Auditório Azul da ECI e será transmitido ao vivo, através desse link.

O palestrante vai contar sobre sua trajetória, que o permitiu desempenhar a função de editor especializado, além de discutir os desafios colocados no seu caminho e o cenário atual, marcado pela emergência de publicações eletrônicas e a difusão de cópias piratas. Também serão abordadas as características da formação em Biblioteconomia e a necessidade de constante atualização na atuação do editor especializado nessa área.

O tema da palestra demonstra, ainda, mais uma possibilidade de atuação do profissional bibliotecário no mercado de trabalho.

Antônio Briquet de Lemos. Créditos da foto: Emília Silberstein/Index DF e Ádon Bicalho/Index DF

Alunos de graduação da UFMG que queiram participar da palestra devem fazer inscrição aqui. Os inscritos receberão um certificado da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFMG. Também receberão certificado os demais interessados que assinarem a lista de presença no dia do evento ou participantes online que enviarem comentários sobre a palestra. Os comentários devem ser enviados para o e-mail jornadaderelatos.eci@gmail.com até o dia 30 setembro.

Antonio Briquet de Lemos é graduado em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional e concluiu mestrado em Biblioteconomia no Reino Unido. Atuou como bibliotecário e professor da Universidade de Brasília.  Desde 1993 é diretor da editora que leva seu nome, referência importante na área da biblioteconomia e da ciência da informação.

A Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária é organizada pelas professas da ECI: Cristina Ortega e Marília Paiva. O objetivo geral do projeto é o de promover a divulgação de experiências da prática profissional bibliotecária a alunos, profissionais e professores envolvidos com a área.

O Auditório Azul fica no 1º andar da Escola de Ciência da Informação, na UFMG. A entrada é gratuita.