Notícias

Palestra sobre Web of Science teve presença de interessados de outras universidades e cidades

quinta, 06 de outubro de 2016, às 13:05

Nessa terça-feira, dia 4 de outubro, aconteceu a palestra “Critérios de Seleção para os periódicos indexados na Web of Science”, com Deborah Dias da Thomson Reuters. O evento foi promovido pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal de Periódicos da CAPES na UFMG, a Diretoria de Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPQ) e o Portal de Periódicos da UFMG.

Foto: Equipe Portal Periódicos UFMG

A palestrante apresentou, além da Web of Science, o Journal Citation Reports e o novo Emerging Sources Citation Index (ESCI), que amplia o universo de publicações para incluir revistas de alta qualidade que tenham importância regional e sejam de áreas científicas emergentes.

Foto: Equipe Portal Periódicos UFMG

Fabiana e Iara, bibliotecárias da Universidade Federal de Uberlândia, vieram juntas a palestra. Elas trabalham com auxílio e consultoria aos periódicos da UFU, ajudando editores que tem dificuldade em indexar seus periódicos nas principais bases de dados ou buscam melhorar sua qualidade.

Elas contaram que a vinda à palestra aconteceu a pedido do periódico Veterinária Notícias, que tem muito interesse em estar na Web of Science. A palestrante, Deborah Dias, inclusive demonstrou as funções do indexador usando o periódico como exemplo e descobriu-se que ele possui mais de 200 citações, nacionais e internacionais.

Além da surpresa positiva com essa informação, Fabiana, também nos falou suas impressões sobre o evento, ao final: “a importância de uma palestra como essa é o aprendizado, o conhecimento que adquirimos para, depois, fazer nosso papel de ajudar os editores (da UFU)”. Iara concordou: “Aprendi muito, a maneira como foi feita a palestra foi muito clara. Acho que é de fundamental importância a gente ter esse conhecimento”.

Foto: Equipe Portal Periódicos UFMG

Outra participante do evento foi Luciana Kind, professora da Pós-graduação em Psicologia da PUC-Minas, e editora geral do periódico Psicologia & Sociedade. “Vim com expectativa e saio daqui satisfeita. Estou louca pra chegar em casa e tentar experimentar esses recursos analíticos que a Deborah apresentou”, ela nos contou.

Foto: Equipe Portal Periódicos UFMG

Luciana, que assumiu o cargo de editora geral esse ano, considera esse tipo de interlocução importante: “somos uma revista A2 e queremos compreender como somos vistos. Um periódico desse porte precisa compreender isso”. Segundo ela, quem assume cargo de editor ou de editora em uma revista brasileira tem muitos desafios a enfrentar na linguagem dos “publishers internacionais” e que é preciso compreender como isso funciona, para saber como se posicionar diante dessa situação.

“A revista Psicologia & Sociedade tem uma postura politica, como periódico, de dialogar entre pares. Temos uma interlocução internacional maior com o eixo sul-sul, que fala espanhol. Especialmente porque somos países com realidades politicas e econômicas semelhantes. Portanto, existem ângulos que me distanciam dessa conversa (sobre Web of Science e internacionalização visando o inglês), mas existem também ângulos importantes que permitem fazer uma reflexão analítica sobre como nosso periódico está hoje”.

Deborah Dias, que há nove anos é responsável pelo treinamento e suporte para usuários das bases de dados da Thomson Reuters no Brasil, disse também sair satisfeita do evento: “Foi muito dinâmico e teve muita participação. Fico feliz, pois essa era justamente a proposta”.

Equipe Portal Periódicos UFMG com Deborah Dias