Notícias

Palestra trata da lei de biodiversidade e suas implicações para a área

sexta, 02 de setembro de 2016, às 16:56

Na próxima segunda-feira, dia 05 de setembro, acontece na Sala das Sessões da Reitoria a palestra “Nova Lei de Biodiversidade: regulamentação do acesso ao Patrimônio Genético”.

Contando com representantes da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo da palestra é “promover discussões e esclarecimentos a respeito da nova Lei de Biodiversidade que possui consequências diretas àqueles pesquisadores que trabalham com Patrimônio Genético. Nos últimos anos alguns pesquisadores da UFMG foram notificados e multados por não terem conhecimento sobre as burocracias que devem ser seguidas para a realização de pesquisas. Assim, com o intuito de suscitar maiores explanações a respeito, a Comissão de Patrimônio Genético, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, promove este evento e convida a toda comunidade para participar, em especial os professores e estudantes cujas pesquisas são diretamente atingidas por esta Lei.”

A lei atinge:
– Docentes e discentes que trabalhem com amostras de espécime vegetal, fúngico, microbiano ou animal da biodiversidade brasileira, na forma de moléculas e/ou substâncias provenientes do metabolismo destes seres vivos, incluindo informações obtidas em bancos de dados, e/ou de extratos obtidos desses organismos vivos ou mortos.
– Docentes e discentes que trabalhem com informação ou prática proveniente de comunidade indígena ou de comunidade local associada ao uso da biodiversidade brasileira.

Confira mais informações aqui.

IMG_6543