Notícias

Parceria no aperfeiçoamento dos periódicos científicos da UFMG é tema de encontro entre equipe do Portal de Periódicos e chefias das bibliotecas universitárias

quarta, 18 de maio de 2016, às 13:33

Na manhã de ontem, dia 17, foi realizado um encontro entre o Prof. Sérgio Cirino, Diretor de Produção Científica da PRPq e Coordenador do Portal de Periódicos da UFMG, Carla Vieira, bibliotecária da Diretoria de Produção Científica da PRPq, Wellington Marçal de Carvalho, diretor da Biblioteca Universitária da UFMG, e as chefias das bibliotecas das unidades da mesma instituição. Sérgio Cirino apresentou a Política de Periódicos da UFMG, lançada em 22 de outubro de 2015, que abrange um conjunto de ações diversas e complementares que tem o objetivo de aumentar a visibilidade dos periódicos científicos produzidos no âmbito da Universidade. Dentre essas ações, está a elaboração de diretório para conhecimento público de informações sobre os periódicos e a criação do Portal de Periódicos da UFMG.

Além disso, foram apresentadas outras importantes ações que têm sido realizadas pela equipe do Portal de Periódicos, como os levantamentos de natureza quali-quantitativa dos periódicos científicos da UFMG, e o 1° Ciclo de Formação de Editores, evento que tem o objetivo de capacitar os editores de periódicos em temas como processores e ferramentas de editoração.

Foi ressaltada a importância dos(as) bibliotecários(as) se inserirem no contexto de parcerias com a Política do Portal para o estabelecimento de ações conjuntas e o intercâmbio de experiências e informações entre o Portal de Periódicos e as bibliotecas universitárias da UFMG. Segundo Sérgio Cirino, a constituição de tais parcerias é imprescindível para garantir os pilares de inclusão e excelência da Política de Periódicos, que visam garantir espaços de qualidade já existentes na Universidade, bem como fomentar e respaldar ações de melhoria dos periódicos, com base em critérios nacional e internacionalmente constituídos.