Participação feminina nos periódicos da UFMG

terça, 08 de março de 2016, às 13:25

Durante muito tempo a carreira de cientista foi considerada uma profissão culturalmente masculina e inadequada para as mulheres. De acordo com as pesquisadoras Fabiane Silva, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e Paula Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o potencial intelectual das mulheres era considerado inferior em relação ao dos homens devido a teorias que apontavam diferenças anatômicas e fisiológicas entre os gêneros. Apesar disso, muitas delas atuaram efetivamente na produção e na divulgação do conhecimento científico de sua época.

Nas últimas décadas houve um aumento significativo da participação das mulheres nas universidades brasileiras como docentes e pesquisadoras. Além disso, segundo dados do último Censo de Educação Superior, realizado em 2013 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de mulheres concluintes em cursos de graduação no Brasil já ultrapassa o número de homens – 59,2% e 40,8%, respectivamente.  Esse significativo crescimento demonstra a iniciativa das mulheres em avançarem na carreira e alcançarem o mesmo patamar dos homens.

No âmbito dos periódicos científicos, as equipes editoriais dos principais periódicos brasileiros são majoritariamente constituídas por homens. Na UFMG, entretanto, mais de 40% das pesquisadoras exercem a função de editora-chefe. Essas cientistas desempenham papel fundamental na produção e manutenção dessas revistas e do campo acadêmico científico na universidade.

Buscando dar visibilidade ao trabalho realizado por pesquisadoras na UFMG, ao longo dos próximos dias divulgaremos a série de matérias “Pesquisadora em Foco”, traçando um breve panorama sobre a participação feminina na editoração de periódicos científicos da universidade atualmente, seja como editoras, revisoras e/ou assistentes.

número de mulheres PORCENTAGEM
 Fonte: dados retirados do Portal Periódicos UFMG durante o mês de março.

Referências

MEC/INEP – Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2013. Disponível em: <https://www.ufmg.br/dai/textos/coletiva_censo_superior_2013.pdf>. Acesso em: 5 de mar. 2016.

SILVA, Fabiane Ferreira; RIBEIRO, Paula Regina Costa. A Participação das mulheres na ciência: problematizações sobre as diferenças de gênero. Revista Labrys Estudos Feministas, n. 10, jul./dez. 2011. Disponível em:<file:///C:/Documents%20and%20Settings/prpq/Meus%20documentos/Downloads/labrys_fabi.pdf>. Acesso em 5 de março de 2016.

Isabelle Chagas