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Periódico da UFMG, Educação em Revista, começa a adotar publicação contínua e lança seu primeiro lote de artigos

terça, 11 de abril de 2017, às 12:32

O periódico Educação em Revista, da UFMG, está com muitas novidades. A partir de agora, a revista passa a ser exclusivamente eletrônica e começou a adotar a publicação contínua de artigos em um volume único.

A editora da Educação em Revista (PPGE/UFMG), Adriana Duarte, assumiu o cargo em fevereiro desse ano e contou ao Portal que essas mudanças vinham sendo discutidas há algum tempo. Os editores ponderaram que a revista eletrônica é uma tendência atualmente para os periódicos científicos, tornando o processo mais ágil em sua tramitação e resolvendo o problema da falta de recursos para a impressão dos números. A decisão de realizar essas transformações já havia sido tomada em 2016, ficando definida a sua implantação a partir de 2017.

Segunda Adriana, trata-se de uma decisão acertada: “não possuímos mais periodicidade, ou seja, não precisamos aguardar mais três meses para publicação dos artigos, pois podemos enviar os lotes ao SciELO, semanalmente, assim que a editoração estiver pronta”. Ela diz ainda que a publicação em fluxo contínuo trará maior agilidade ao processo de divulgação dos resultados de pesquisas e análises sobre temas educacionais.

Adriana contou outra boa notícia: a Educação em Revista foi contemplada no último edital da Capes, com recursos para apoio à editoração. “Isso nos dá fôlego para trabalhar neste ano”.

O primeiro lote de artigos da Educação em Revista foi publicado no fim de março e pode ser conferidos na página da revista no SciELO:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso

Para saber mais sobre essa modalidade de publicação, há um guia do SciELO (encontrado aqui: http://www.scielo.org/local/Image/guiarpass.pdf). Nele, o SciELO explica que sempre priorizou a publicação online e busca elevar ao máximo o uso de suas potencialidades. Uma delas seria justamente a possibilidade da publicação contínua de artigos sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas. Segundo o SciELO, essa é uma possibilidade inovadora e promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento.

Porém, o documento lembra que a publicação na modalidade fluxo contínuo não é a mais indicada para periódicos que desejam manter a forma clássica de publicação com base na paginação sequencial dos artigos dentro de um número.

Este artigo no blog SciELO em perspectiva, escrito por Abel Packer, Diretor do Programa SciELO / FAPESP, também traz mais esclarecimentos sobre o assunto: http://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-do-scielo/#.WOzo7mnyuUk