Pesquisador de Minas, Mário Neto Borges será novo presidente do CNPq

sexta, 07 de outubro de 2016, às 16:45

Na última terça-feira (4), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mário Neto Borges é engenheiro eletricista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e professor titular da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). É ainda mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em inteligência artificial aplicada à educação pela Universidade de Huddersfield da Inglaterra.

Já ocupou os cargos de diretor científico e de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e comandou o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Segundo Gilberto Kassab, a escolha de Mário Neto Borges reflete a preocupação em dar às entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) capilaridade e sinergia com as políticas públicas do Estado. Segundo a notícia publicada no site do MCTIC, a nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.