Notícias

Pesquisadora em Foco: Mariana Muniz, editora da Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes

sexta, 18 de março de 2016, às 11:00

mariana

Mariana Muniz é professora titular do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG e, desde 2012, atua na Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, primeiramente participou do comitê editorial e, atualmente, exerce a função de editora chefe junto ao professor Maurilio Rocha. A Revista, criada em 2011, se compõe de trabalhos e pesquisas de todas as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA e é classificada no estrato Qualis A2 pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Além disso, a pesquisadora também participa do corpo editorial da Lamparina – Revista de Ensino de Teatro desde a sua criação, em 2010, quando iniciou suas atividades na editoração de periódicos científicos. A Revista, cuja linha editorial centra-se na pedagogia das artes cênicas, também tem em seu corpo editorial a pesquisadora Rita Gusmão , já apresentada na série #PesquisadoraemFoco.

Sobre a participação feminina no campo da Arte, segundo Mariana Muniz, a mulher tem ocupado importantes cargos de liderança e destaque no ambiente acadêmico científico atualmente. Entretanto, a professora avalia que ainda é preciso problematizar as relações entre as diversas funções que mulheres possuem para além do ambiente do trabalho, como no ambiente familiar e doméstico, nos quais elas ainda são as principais encarregadas. “O cuidado quase exclusivo com a casa e com os filhos sobrecarrega as mulheres que convivo na UFMG, dentre as quais me incluo. Já passei por constrangimentos em reuniões ao precisar sair para buscar meu filho na escola, após o horário marcado para o término da mesma, e também já fui perguntada por uma chefia direta na UFMG se teria condições de continuar a exercer uma função de liderança uma vez que tinha ficado grávida. Com essa mesma chefia, senti-me assediada ao precisar de amamentar meu filho recém-nascido em uma reunião para qual fui convocada durante meu período de licença maternidade”, afirma.

Saiba mais sobre a pesquisadora Mariana Muniz

Saiba mais sobre Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes