Pesquisadora em Foco: Sabrina Sedlmayer, editora da Aletria
Sabrina Sedlmayer é professora associada da Faculdade de Letras da UFMG e editora da revista Aletria desde 2013, periódico do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e especializado em Estudos Literários e Culturais. Criada em 1993, a revista tem periodicidade quadrimestral e atualmente é classificada no estrato Qualis A1 pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
Em sua trajetória, a pesquisadora tem atuado como revisora e parecerista de diversos periódicos científicos da UFMG e de outras universidades brasileiras. No final da década de 1990, ela participou da criação da Devires, revista do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e hoje atua como parecerista. Sedlmayer destaca a importância da revista no início de suas atividades editoriais em periódicos científicos: “se fosse pensar em um começo para as minhas atividades editoriais, seria esse: em devir, ‘movimento pelo qual as coisas se transformam’”, epígrafe do primeiro número do periódico, lançado em 1999.
Sabrina Sedlmayer ressalta que, devido à quantidade expressiva de mulheres atuando como docentes e pesquisadoras em sua área, a de Letras e Linguística, há também um número significativo de mulheres atuando no campo editorial. Além disso, a participação feminina também é de suma importância no Setor de Periódicos da Faculdade de Letras, no qual trabalham duas técnicas-administrativas, Ursula Massula e Alda Lopes, “mulheres de grande competência”, salienta a pesquisadora. Dessa forma, para Sedlmayer, “a participação feminina no campo acadêmico científico envolve toda o processo editorial: desde a autoria, passando depois para o recebimento/ avaliação crítica/ revisão/formatação até a publicação efetiva dos textos”.
Saiba mais sobre a pesquisadora Sabrina Sedlmayer
Saiba mais sobre a revista Aletria