Pesquisadora em Foco: Vera Menezes, editora da Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, instituição na qual exerce a função de docente desde 1985. Em sua longa experiência como pesquisadora atuou em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais como parecerista e participa da comissão editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada desde a sua criação, em 2000. Em 2007 a pesquisadora assumiu a editoria chefe do periódico, função que, desde 2014, compartilha com Andrea Mattos, profª. adjunta da Faculdade de Letras da UFMG. Além delas, o corpo editorial da revista é composto por mais duas mulheres que exercem a função de editoras assistentes, profas. Míriam Lúcia dos Santos Jorge e Junia de Carvalho Fidelis Braga.
O protagonismo feminino na constituição do periódico não é uma configuração recente: seu corpo editorial, assim como a sua editoria chefe, são funções que são exercidas por mulheres desde a sua criação. Atualmente, a Revista, de periodicidade trimestal, é do estrato QUALIS A1 da classificação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) e é indexada na base de dados do SciELO (Scientific Eletronic Library Online), atributos que contribuem de forma significativa para ela ser considerada uma das principais revistas da área de linguística.
Ao avaliar a participação da mulher no meio científico, Vera Menezes destaca que não vê divisão por gênero na academia, pois, em sua trajetória enquanto pesquisadora, constata que nunca enfrentou nenhum tipo de discriminação por ser mulher. “A participação da mulher no campo acadêmico científico é muito bom”, conclui.
Saiba mais sobre a pesquisadora Vera Menezes
Saiba mais sobre a Revista Brasileira de Linguística Aplicada