Notícias

Pesquisadora em Foco: Vera Resende e Ana Cecília Viana, editoras do Arquivos em Odontologia

quinta, 24 de março de 2016, às 12:22

lindinhas

Vera Lúcia Resende e Ana Cecília Viana são professoras da Faculdade de Odontologia da UFMG e editoras do periódico Arquivos em Odontologia, uma das primeiras publicações científicas nacionais da área, criada em 1964, e anteriormente nomeada de Arquivos do Centro de Estudos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vera Lúcia Resende atua como docente na universidade há 37 anos e tem larga experiência com periódicos científicos, tendo participado do corpo editorial da revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) desde 2002, onde exerceu a função de editora e, atualmente, é revisora. A professora avalia que esse período, apesar dos diversos obstáculos que enfrentou, foi de grande importância para seu aprendizado. Ana Cecília Viana é professora adjunta desde 2012 e, logo que entrou, além da docência, uma das primeiras funções que assumiu foi a editoração da revista Arquivos em Odontologia, onde posteriormente, ao lado da profa. Vera Resende, tornou-se editora chefe. Segundo Ana Cecília Viana, elas encontraram muitas dificuldades ao assumir a revista, e tudo o que vêm aprendendo e construindo tem sido feito de forma empírica e experimental.

Um dos primeiros desafios que encontraram ao assumir a publicação foi a sua periodicidade, que estava atrasada. Segundo Vera Resende, “se ela está atrasada, ninguém quer publicar porque está atrasada; e se ninguém publica, ela não volta a ter sua periodicidade”. Além de colocarem o periódico em dia, as professoras vêm realizando importantes reformulações no site ao adotarem a plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), iniciaram o processo de digitalização das edições antigas e têm recebido um número crescente de submissão de trabalhos. Elas avaliam que, apesar de ainda ter muito a fazer, têm realizado um bom trabalho.

Enquanto mulheres, pesquisadoras e docentes, conciliar vários turnos de trabalho e atividades já se tornou regra. “A gente dá aula, pesquisa, publica, coordena pesquisa, revista, projeto de extensão, NAPq, orienta aluno de pós-graduação. Essa é a nossa vida como mulheres, e a gente faz isso com muito gás, com muito prazer”, diz Vera Resende. Segundo Ana Cecília Viana, a odontologia é uma área predominantemente feminina, o que pode ser percebido nas turmas de graduação, nas quais, numa média de 60 alunos(as), 55 são mulheres. Tal aspecto se confirma na composição do corpo editorial da revista que, nos últimos 10 anos, tem sido constituído quase exclusivamente por mulheres.

Ana Cecília Viana avalia, entretanto, que na pós-graduação e na docência não há uma disparidade tão grande no número de homens e mulheres muito em função de grande parte das mulheres abrirem mão de um investimento maior na carreira profissional por conta da família. “A área da docência e acadêmica é muito exigente e toma muito tempo e, às vezes, as mulheres vão ficando pelo caminho”, acrescenta. Tal aspecto, como avaliam as professoras, pode ser observado na ocupação dos cargos dentro da própria unidade: o corpo docente do departamento de Odontologia atualmente possui 60 homens e 43 mulheres, e, nos mais de 100 anos de existência da Faculdade, houve apenas uma mulher como diretora.

Saiba mais sobre a pesquisadora Vera Lucia Resende

Saiba mais sobre a pesquisadora Ana Cecília Viana