Notícias

Pesquisadoras indicam: trabalhos de autoria feminina

quarta, 16 de março de 2016, às 11:00

A participação feminina nos periódicos não se restringe aos processos de editoração, mas também na produção e publicação de trabalhos científicos. Nas últimas décadas o número de trabalhos de autoria de mulheres tem crescido consideravelmente, muito devido ao crescente aumento da participação feminina no campo acadêmico científico como discentes, docentes e pesquisadoras.

As pesquisadoras apresentadas na série #PesquisadoraemFoco selecionaram trabalhos de autoria feminina publicados nos periódicos em que participam do corpo editorial. Os trabalhos selecionados trazem discussões importantes acerca das relações de gênero e raciais presentes em diferentes campos do conhecimento, como a educação, artes e literatura.

Confira a seleção realizada pelas editoras de periódicos científicos da UFMG:

Vera Menezes, editora da Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Vera Menezes, professora da Faculdade de Letras e editora da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, indicou o artigo “Representações de gênero social em livros didáticos de língua portuguesa”, das pesquisadoras Elizabeth Marcuschi e Amanda Cavalcante de Oliveira Ledo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho foi publicado em 2015 e busca investigar as representações de gênero social veiculadas em livros didáticos de língua portuguesa.

Leia o artigo.

Rita Gusmão, editora da Lamparina- Revista de Ensino de Artes Cênicas e Caderno de Encenação

Rita Gusmão, professora da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG e editora da Lamparina- Revista de Ensino de Artes Cênicas e Caderno de Encenação, indicou o artigo “Fortaleza de la mujer maya (FOMMA): o Teatro como empoderamento de mulheres indígenas”, de Stela Fischer, doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho, publicado no periódico Lamparina em 2014, é um relato do contato da autora com o grupo teatral mexicano FOMMA – Fortaleza de la Mujer Maya.

Leia o artigo.

Mariana Muniz, editora da Revista Pós

Mariana Muniz é professora da Escola de Belas Artes (EBA) e editora da Revista Pós, periódico do Programa de Pós-graduação do Programa em Artes da EBA. Sua indicação de leitura é o artigo intitulado “As estratégias editoriais da artista contemporânea Sophie Callie”, de autoria de Cécile Camart, Márcia Arbex, Lívia Cristina Lopes Chaves e publicado na última edição da Revista. O trabalho apresenta a tradução do artigo “Les stratégies éditoriales de Sophie Calle”, de Cécile Camart, originalmente publicado no livro Littérature et Photographie (2008), pela Presses Universitaires de Rennes..

Leia o artigo.

Sabrina Sedlmayer, editora da revista Aletria

Sabrina Sedlmayer, professora da Faculdade de Letras e editora do periódico Aletria, indicou o artigo “POESIA, DIÁSPORA E MIGRAÇÃO: quatro vozes femininas”, de Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho, publicado em 2012, tem como objetivo colocar em diálogo a produção poética de quatro autoras afrodescendentes contemporâneas (Dionne Brand, Lucille Clifton, Conceição Evaristo e MarieCélie Agnant), com o intuito de verificar de qual maneira elas abordam e atualizam temas caros à diáspora africana que originou as sociedades nas quais elas se formaram.

Além disso, outra indicação de Sabrina Sedlmayer é um texto de sua autoria que, em sua opinião, “escapa do formato acadêmico stricto sensu, e contém uma dose de experimentalismo”, a “Entrevista com a artista Rivane Neuenschwander”, publicada em 2014. Segundo a pesquisadora, as suas perguntas foram elaboradas “em formas de poemas, versos, estrofes, e a artista respondeu com obras que são referências basilares em sua formação. Tanto as perguntas quanto as respostas demonstram a presença expressiva de obras de autoria feminina. Estão lá: Cecília Meireles, Sylvia Plath, Laura Lima, Emily Dickson, Lygia Clark, entre outras”.

Leia o artigo.

Leia a entrevista.