Notícias

Projeto visa atrair meninas para as carreiras de ciência e tecnologia por meio de vídeos

quinta, 31 de março de 2016, às 17:00

O projeto “Mulheres Cientistas: promovendo o interesse de meninas na ciência por meio da física” surgiu quando a professora e vice-coordenadora do projeto, Daniela Borges Pavani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve a ideia de discutir na escola e na universidade o porquê da baixa representatividade de mulheres na ciência e do desinteresse de meninas em idade escolar pelas carreiras nos campos de ciência e tecnologia.

Daniela explica que o objetivo foi produzir e testar um plano de ações capaz de impactar de maneira sensível o interesse de meninas pela ciência e sua disposição para perseguir carreiras no campo de C&T.  “Desde o início nos propusemos a enfrentar estas questões onde as primeiras decisões sobre que carreira seguir são tomadas (escola básica) e onde são executadas (Universidade). Neste último caso, sempre nos interessou também discutir a percepção das/dos estudantes e professoras(es) sobre a ocorrência ou não de discriminação de gênero e o impacto sobre a permanência na carreira”. Mais detalhes aqui.

Confira o programa Lugar de Mulher: