Notícias

Quais são as principais novidades da nova versão da plataforma OJS?

segunda, 12 de dezembro de 2016, às 12:39

Juan Pablo Alperin é diretor assistente no Public Knowledge Project (PKP) que trabalha com o software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido para a construção e gestão da publicação de periódicos eletrônicos de forma gratuita. No Brasil, o software foi traduzido e modificado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sendo denominado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

Juan Pablo esteve no Brasil para participar do IX Workshop de Editoração Científica organizado pela ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) e, na ocasião, deu uma entrevista ao site da Associação falando sobre as principais novidades da nova versão do OJS: 3.0.

Segundo Juan Pablo, qualquer pessoa que utiliza a versão atual 2.4 vai perceber as diferenças, pois as interfaces são totalmente novas. Para o leitor, será uma visualização moderna, que se adequa e funciona bem tanto em celulares, quanto em tablets ou computadores. “São interfaces mais limpas, sensíveis, sem tanta informação”, ele afirma no vídeo.

Ele destaca que as mudanças mais importantes são na parte editorial, no chamado dashboard, onde a parte de envios e submissão de trabalho mudou completamente. “Foi simplificado. O sistema confundia muito os editores, os revisores e os autores. A pessoa entrava no sistema e não sabia o que tinha que fazer. A nova interface da versão 3.0 simplifica o fluxo”, ele conta.

Uma novidade da nova versão é a lista de tarefas. Juan Pablo explica: “se alguém não souber que artigo deve trabalhar ou o que fazer, há uma lista de tarefas onde você pode ir e ver o que está pendente, o que há de novo hoje”.

Ao final do vídeo, Juan Pablo convida todos a conferirem e experimentarem a nova versão 3.0, e que vejam os documentos disponíveis na página do PKP. “Ainda faltam algumas mudanças, mas a plataforma já está pronta para ser utilizada. Definitivamente está pronta para que vocês explorem e vejam se estas novas interfaces agilizam a produção de suas revistas”.

Confira o vídeo inteiro e outras informações no canal do Youtube da ABEC: https://www.youtube.com/watch?v=1qDBH0vhzu4

por Marcella Boehler