Retrospectiva Portal de Periódicos 2021

quarta, 29 de dezembro de 2021, às 19:36

Retrospectiva Portal de Periódicos 2021

Em janeiro de 2021 a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) adquiriu o sofware antiplágio CheckForPlagiarism e 18 revistas solicitaram o acesso:

1. Trabalho & Educação
  2. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
  3. Arquivos em Odontologia
  4. Revista Docência do Ensino Superior
  5. Vestígios – Revista latino-americana de Arqueologia Histórica
  6. Revista Geografias
  7. Memorandum: Memória e História em Psicologia
  8. Caderno de Ciências Agrárias
  9. Interfaces: Revista de Extensão da UFMG
  10. Revista da UFMG
  11. Portal de Periódicos da Faculdade de Letras
  12. Temporalidades
  13. Kriterion
  14. Perspectiva em Ciência da Informação
  15. Multiplos Olhares em Ciência da Informação
  16. Educação em Revista
  17. Per Musi
  18. Revice

A atribuição do DOI e conferência de metadados foi realizado para os periódicos que pleitearam e atenderam os requisitos do Edital 06/2020: 22 revistas e foram atribuídos 822 DOI.

Estabeleceu-se neste ano, via COGEPPE – Comitê Gestor do Portal de Periódicos, tendo por objetivo atender o art. 3 da resolução 08/2019 os critérios de relevância para entrada e permanência de periódicos no Portal de Periódicos UFMG.

Organizamos e mediamos o VI Ciclo de Formação de Editores com a palestra do Dr. Ronaldo Araújo (UFAL) – “Comunicação Científica aberta e os estudos de mídias sociais da ciência” e uma Roda de conversa sobre Boas Práticas Editoriais com representantes das seguintes revistas: Revista Docência do Ensino Superior, Revista Ciências do Estado, Educação em Revista e Per Musi.

Participamos do I Fórum de Editores de Periódicos da UFSC e UDESC com a palestra: Fatores de qualidade para um periódico científico.

Como capacitação, participamos do ABEC Meeting no período de 21 a 24 de setembro de 2021 e no SNBU (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias) no período de 7 a 10 de Dezembro de 2021 .

Publicamos o artigo: Portal de Periódicos da UFMG: Político, Estrutura e  Institucionalização.

Esperamos que em 2022 possamos contribuir mais ainda mais para a qualidade das publicações periódicas e desejamos a todos um feliz ano novo!