Notícias

Reunião na FAPEMIG discutiu o contexto atual dos periódicos de Minas e o futuro de uma política de periódicos mais eficiente

quinta, 08 de setembro de 2016, às 16:42

Na semana passada, 30 de agosto, aconteceu a Reunião para discussão de Políticas de Periódicos no Estado de Minas Gerais. O encontro contou com cerca de 80 participantes representando instituições públicas e privadas de cidades como Belo Horizonte, Itaúna, Juiz de Fora, Formiga, Governador Valadares, Três Corações, Montes Claros, Uberlândia, São João Del Rei, Ouro Preto.

O Diretor De Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, abriu o evento e afirmou que uma discussão como a da Reunião é fundamental “para ouvirmos quais os problemas a serem enfrentados e construirmos em conjunto essa política”.

Imagem: Equipe DPC - UFMG

Imagem: Equipe DPC – UFMG

Em seguida, foi dada a palavra ao Professor Luciano Mendes Faria Filho, da FaE UFMG, colaborador da Rede Mineira de Comunicação Científica. Ele discutiu o processo feito até o momento em busca de uma política de periódicos mais eficiente para Minas Gerais: “Para isso era preciso conhecer á fundo o contexto da editoração cientifica em Minas e decidiu-se por fazer um diagnóstico desse contexto primeiro, para, depois, definir em rede uma nova política”.

O diagnóstico que foi feito é a Pesquisa Periódicos de Minas, coordenada pelo Prof. Sérgio Cirino, da UFMG, que levou para a Reunião os dados preliminares da pesquisa. Ao introduzir o estudo, ele lembrou que antes de propor uma política de periódicos, era preciso saber quantos são os periódicos, de que áreas são, onde estão, etc. Esse é objetivo da pesquisa que começou em fevereiro de 2016 e ainda não foi concluída: mapear o campo dos periódicos científicos e tecnológicos de MG.

Imagem: Equipe DPC - UFMG

Imagem: Equipe DPC – UFMG

Até o momento, a pesquisa mapeou 203 periódicos e uma discussão gerada pelos dados coletados é a pouca presença em indexadores como o Scopus, importantes para a internacionalização da pesquisa. Segundo o Prof. Sérgio, “nem todos querem ou tem pretensão de ser internacional, por isso é importante a ideia do glocal: global + local. Não podemos esquecer de atingir o contexto daqui, mas também não dá para ser paroquial, porque outros lugares do mundo podem se interessar pelo conhecimento encontrado nesses periódicos”.

Na ocasião foi feita uma proposta de política com três metas: a qualificação, o aumento de visibilidade e a internacionalização, com ações diversas e complementares como a criação de um Diretório de Periódicos, uma avaliação sistemática dos mesmos e o apoio à formação e profissionalização de editores a partir de cursos e oficinas.

Imagem: Equipe DPC - UFMG

Imagem: Equipe DPC – UFMG

Após um momento aberto para questionamentos e debates, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho – GT, coordenado pelos professores Sérgio Cirino e Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG. A proposta do GT contou com a adesão do público presente – editores, professores, bibliotecários – que atuarão ativamente na construção e implementação da Política e revisão do Edital 2016 do Programa de Apoio a publicações científicas e tecnológicas. O prazo para conclusão dessa primeira fase de atuação do GT está previsto para a primeira quinzena de outubro de 2016, quando os textos finais serão apresentados à FAPEMIG.

por Marcella Boehler