Revista “Memorandum: memória e história em psicologia” lança nova edição
A edição n. 30 da revista Memorandum traz um consistente número de contribuições na área dos estudos históricos em Psicologia. Algumas destas contribuições focam o pensamento de autores significativos, como Théodore Flournoy e Marialzira Perestrello, bem como importantes temáticas, como a difusão de teorias como a psicanálise, a análise do discurso e a teoria discursiva de Mikhail Bakhtin.
Outras contribuições no campo da história da psicologia abordam aspectos institucionais, como o artigo “O que os laboratórios podem nos dizer sobre a história da psicologia?” de Rodrigo Miranda e Sérgio Cirino, investiga a importância dos laboratórios científicos para os processos de institucionalização e disciplinarização da psicologia nos séculos XIX e XX. Leia o artigo completo.
Saiba mais sobre a edição n. 30 da revista.
Sobre a Memorandum
Lançada em 2001, a revista eletrônica Memorandum surge como um espaço de debate sobre memória e história no campo da psicologia: suas especificidades e relações. A revista é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória”, vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG) e ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Periodicidade anual.
Saiba mais sobre a revista Memorandum.