Notícias

Revista Mineira de Enfermagem inaugura modelo de publicação continuada em nova edição

segunda, 04 de julho de 2016, às 16:08

REME

A Revista Mineira de Enfermagem (REME), da Escola da Enfermagem da UFMG (EE-UFMG), lançou o volume 20/2016, que conta com artigos resultados de pesquisas, revisão e relatos de experiência. Os trabalhos perpassam temáticas e pesquisas quali e quantitativas sobre as condições de trabalho do profissional de enfermagem nos âmbitos técnico, científico e acadêmico a partir de perspectivas críticas, bem como metodologias de ensino e experiência de professores(as) e alunos(as) do curso de Enfermagem.

A REME é um publicação técnico-científica e  tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido em enfermagem e áreas correlatas, abrangendo a educação, a pesquisa e a atenção à saúde. A revista surgiu a partir de iniciativa dos docentes coordenadores do Programa de Desenvolvimento da Enfermagem – PRODEN, sediado na Escola de Enfermagem (EE-UFMG), e seu primeiro volume foi lançado em março de 1996, com periodicidade semestral. A partir de 2003, a publicação passou por diversas restruturações e sua periodicidade passou a ser trimestral, dobrando o volume de artigos por ano.

A partir de 2016, volume 20, a Revista Mineira de Engermagem passa a adotar a modalidade de publicação continuada, na qual os artigos são publicados tão logo sejam aprovados, não havendo necessidade de aguardar a composição completa do fascículo ou número. Os artigos são identificados e publicados individualmente, sendo tratados como um objeto independente na sua versão, final após a editoração, e recebem uma identificação única na coleção que substitui a paginação como meio de identificação do artigo nos volumes da coleção do periódico.

A iniciativa, pioneira entre os periódicos presentes do Portal de Periódicos da UFMG, se constitui como uma possibilidade inovadora de publicação científica ao agilizar o processo entre o recebimento do manuscrito e a publicação do artigo. Segundo o Guia do SciELO (Scientific Eltronic Library Online), “essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento”.

Acesse a edição 20/2016 e as normas de submissão da Revista Mineira de Enfermagem. Acompanhe também o site e facebook da revista.