Você conhece as ISO específicas para editoração de periódicos científicos? A gente te conta!
O quadro de hoje apresenta a norma técnica ISO – International Organization for Standardization. A ISO é uma Federação Mundial dos Organismos Nacionais de Normalização que foi criada em 1947 e que representa mais de 140 países. No Brasil, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é a entidade que representa o país perante a ISO. Dentre as normas mais conhecidas da ISO destaca-se a ISO 9000, 9001, 14000 e 14064.
Com o propósito de promover a normalização de produtos, processos ou serviços, para manter sua qualidade, a normalização é essencial para o aumento do prestígio, reconhecimento e aceitabilidade do periódico na comunidade científica. A seguir apresenta-se as normas ISO que visam padronizar periódicos científicos:
ISO 8/1977 – Documentação: apresentação de periódicos. Objetiva contribuir para que haja clareza e ordem sobre o trabalho dos editores.
ISO 215/1986 – Documentação: apresentações de contribuições para periódicos e outras séries; essa norma ajuda os autores na apresentação de suas pesquisas, assim como auxilia as editores na elaboração de instruções para autores.
ISO 9707/2008 – Informações e documentação: estatísticas sobre a produção e distribuição de livros, jornais, periódicos e publicações eletrônicas; também com o propósito de prover algumas recomendações sobre a classificação de assuntos.