Você sabe como utilizar o Google Acadêmico? A gente te conta!

sexta, 23 de fevereiro de 2018, às 12:37

A gente te(5)

A Google, pensando em agrupar conteúdo científico variado e confiável, criou a base de dados Google Acadêmico (Google Scholar). A ferramenta auxilia na busca de material científico relevante, indo de artigos científicos a livros. Esses conteúdos são possíveis de serem utilizados como referências bibliográficas na elaboração de outros materiais, como TCC’s (Trabalhos de conclusão de curso), monografias, dissertações, artigos etc.

A ferramenta coleta resultados tanto em repositórios de instituições de ensino, como também em bibliotecas de órgãos governamentais. O Google Acadêmico usa como repositórios (em português) diferentes fontes, a destacar as seguintes:

• Biblioteca Digital FGV
   • Lume UFRGS
   • SciELO Brasil
   • BDJur
   • BDM UnB
   • Portal Seer UFBA
Buscalegis UFSC

Usar a ferramenta é bem simples, ao efetuar a pesquisa, o Google apresenta diversos resultados, cabendo ao pesquisador selecionar àquele mais relevante para a sua pesquisa. É importante frisar que novos artigos e trabalhos podem demorar um pouco para serem adicionados ao banco de dados. Entretanto, caso seja de urgência por parte do pesquisador, ele pode entrar em contato com a própria revista, a fim de solicitar a publicação do artigo na rede.

Vejamos agora como usar o Google Acadêmico:

O primeiro passo é acessar a página. Em seguida, é possível realizar a pesquisa de três formas:

googleacademico

Busca por autor
Estando na página, você terá a opção de procurar o artigo que precisa por autor. Para isso, basta colocar o sobrenome entre aspas e usando as iniciais do primeiro nome para aumentar a chance de encontrar artigos.

Busca por título

Os títulos também podem ser usados para filtrar resultados, digitando o título do artigo científico que procura. Dessa forma, o recurso dará a resposta dentro do banco de dados pesquisado.

Busca por palavra-chave

Caso você não saiba o título do artigo científico que deseja encontrar, busque pela palavra-chave da sua pesquisa, ou seja, o assunto que deseja obter mais informações. Depois, será possível classificar os resultados por relevância ou data. Os artigos consultados podem ser armazenados na própria ferramenta ou baixados em PDF.

Ainda, se for necessário, é possível acessar a página de “pesquisa avançada” e neste momento adicionar palavras chaves que tenham a ver com a sua pesquisa e o recurso lhe oferecerá artigos para tal termo.

pesquisa avançada google

Texto extraído de outra publicação.