Você sabe o que é Índice H? A gente te conta

quarta, 01 de novembro de 2017, às 15:46

A gente te(5)

O Índice H ou Fator H foi criado no ano de 2005 pelo professor Jorge Hirsch da Universidade da Califórnia. É um indicador proposto para quantificar o número de citações dos artigos mais citados de cada cientista e pesquisador, avaliando sua produtividade e seu impacto. Atualmente é adotado para avaliar, além dos pesquisadores, universidades, grupos de pesquisa e revistas científicas.

Esse indicador é calculado da seguinte maneira: número de artigos de determinado pesquisador que tenha pelo menos o mesmo número ou mais de citações cada um. Exemplo – um pesquisador com h = 5 tem 5 artigos que receberam 5 ou mais citações; um departamento com h = 45 tem 45 artigos com 45 ou mais citações; e assim por diante.

Clique aqui para acessar um tutorial feito pela Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD) da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).