Tags: | | | | | |

Berilo: uma terra de riquezas

Por Bárbara Ribeiro em

Conheça o local que recebeu o VIII Fórum da Mulher do Jequitinhonha

O município de Berilo possui cerca de 12 mil habitantes e integra a microrregião de Capelinha, fazendo divisa com Virgem da Lapa, Francisco Badaró, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Cristália e Grão Mogol. Cerca de 70% de seu território é composto por áreas rurais e, por isso, preserva hábitos como a prática da agricultura familiar e pequenos comércios. 

Berilo foi escolhida para sediar a 8ª edição do Fórum da Mulher do Jequitinhonha, evento que reuniu mulheres de todo o Vale para a discussão de temas como a questão da mulher quilombola, política, empoderamento feminino, violência contra a mulher, dentre outros. Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Cultura de Berilo, Simone Souza, “receber o Fórum foi um grande desafio, tendo em vista o grande porte e importância do evento. Mas foi maravilhoso e bem aceito e teve grande participação da sociedade civil local”. 

A cidade possui atualmente o maior número de grupos tradicionais e quilombolas de Minas Gerais. Nos últimos 4 anos foram registradas cerca de 12 comunidades quilombolas em Berilo sendo elas Água Limpa de Baixo, Água Limpa de Cima, Alto Caititu, Muniz, Caititu do Meio, Mocó dos Pretos, Morrinhos, Quilombolas, Vila Santo Isidoro, Brejo, Cruzeiro e Tabuleiro. Há também uma comunidade remanescente de quilombo, Vai Lavando.

Geralda Oliveira, da comunidade de Catitu do Meio, conta que “o Fórum tem muita importância, as mulheres criam mais coragem e isso as incentiva a cobrar dos seus direitos”. Para ela, foi motivo de orgulho e alegria receber o evento em sua cidade, principalmente por abordar a temática das mulheres do quilombo, que é tão presente na região.

A cultura, fortemente influenciada pelas tradições quilombolas, também é outro aspecto importante para Berilo. São inúmeras as manifestações musicais e dança apresentadas durante festas que acontecem durante todo o ano. Dentre elas costumam estar presentes danças e musicais como O Nove, Roda, Lava Saia, O Velho, Beira Mar, Caboclo e Surubim, entre outras, além de festas significativas como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que acontece todos os anos durante o mês de outubro.


Compartilhe!