25 Anos do Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha

Por Polo Jequitinhonha em

O programa Polo Jequitinhonha UFMG, vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), completa 25 anos de existência, e para dar início às celebrações preparou um mês de setembro cheio de atividades culturais, shows e rodas de conversa gratuitas em uma programação especial em homenagem ao Vale, sua cultura e a trajetória do programa.

Iniciado em 1996, o Programa Polo Jequitinhonha UFMG nasceu com o objetivo de articular as iniciativas de desenvolvimento regional da Universidade no Vale do Jequitinhonha. Ao longo desse período, desenvolveu mais de 120 ações de ensino, pesquisa e extensão com a população da região, atuando nas mais diversas frentes: saúde, educação, cultura, comunicação, desenvolvimento e geração de renda, direitos humanos e meio ambiente. Ao privilegiar os saberes e a mobilização dos moradores locais, o Polo criou uma rede de articulação na qual os próprios habitantes da região são os agentes das mudanças sociais.

Segundo Maria das Dores Nogueira Pimentel (Marizinha), o diferencial do programa está ligado à forma como ele se articula dentro do Vale. “O programa tem uma concepção muito contemporânea, ele só tem sentido se a população se tornar agente desse desenvolvimento. Esse projeto é concebido com o Vale e não para o Vale, e isso faz toda a diferença. Ele não é feito com ações grandiosas, vindas de fora, mas envolve a população local com ações menores, permanentes e consolidadas”, afirma a coordenadora do programa.

Segue abaixo a programação para as atividades de setembro, lembrando que esse evento é apenas o início de uma agenda de comemorações que será desenvolvida durante os próximos doze meses. 

Contamos com a presença de todos nossos parceiros, apoiadores e amigos, que construíram conosco essa rica história, para celebrar essa importante data, com a certeza de que os próximos vinte e cinco anos serão tão ricos e prósperos quanto os que se passaram!

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO


1/9, às 19h | Parceiragem

        Show de Tadeu Franco e Felipe Bedetti

Mais sobre o evento / Link do evento

15/9, às 19h | Grupo Popular Caboclo Surubim

         Apresentação com apoio da Secretaria Municipal de Chapada do Norte

16/9, às 19h | Roda de conversa Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha

         Convidados: Angela Freire (Araçuaí); Adriane Coelho Drica (ARCA/Chapado do Norte);  Terezinha Maria Furiati (UFMG); Bárbara Alencar (UFMG) e Luidy Siqueira Santos (UFMG). Moderação: Roberto Nascimento (UFMG)

23/9, às 19h| Roda de conversa Formação e experiências discentes no Programa Polo Jequitinhonha

         Convidados: Emanuela São Pedro, Fernanda Araújo, Conrado Moreira e André Guimarães Maciel e Silva. Moderação: Daniel Reis Silva (UFMG)

24/9, às 18h30 | Ô Bença

   Baixo Centro En[Cena]

      Micropeça teatral (Baixo Centro [En]Cena). Atuação: Bya Braga. Direção: Alexandre Brum Côrrea e Bya Braga

29/9, às 19h | Viver o Jequitinhonha

         Mini-documentário dirigido por Felipe Matos

30/9, às 19h | Roda de conversa Programa Polo Jequitinhonha 25 anos: trajetórias e atuação

         Convidados: Lia Queiroz( Casa da Juventude), Marcos Lemos (ALMG), Márcio Simeone Henriques (UFMG) e João Antônio de Paula (UFMG). Moderação: Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG)


Compartilhe!