Pet-Saúde tem primeira dissertação de mestrado

06/12/2011

Mariana Tâmara Teixeira Toledo apresentou sua dissertação de mestrado no dia 28 de novembro, na Escola de Enfermagem da UFMG. Ela é graduada em Nutrição e ex-voluntária do PET-Saúde.

A promoção da saúde deveria ser prioridade na agenda dos centros de saúde, mas, na prática, isso não acontece. Além disso, os usuários não frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) na perspectiva de melhorar a qualidade de vida, e sim visando à cura pontual de um problema. É o que aponta a primeira dissertação de mestrado defendida no âmbito do PET-Saúde, como o tema “Adesão a modos saudáveis de vida por usuários de Serviço de Atenção Primária à Saúde mediante aconselhamento”, de autoria da nutricionista Mariana Tâmara Teixeira Toledo. A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde Mariano de Abreu, no bairro Casa Branca, região Norte de Belo Horizonte.

A pesquisa também constatou que o médico foi a figura mais recorrente quando os usuários foram perguntados de quem haviam recebido aconselhamento. Com o objetivo de ampliar a participação dos demais profissionais da unidade, o PET-Saúde procurou capacitá-los para realizar o aconselhamento de maneira mais eficaz. Nessa perspectiva, o Pet se preocupou em envolvê-los em atividades relacionadas a modos saudáveis de vida, como sessões de culinária e de relaxamento, buscando conscientizá-los e convencê-los da importância desses hábitos em suas rotinas. “Assim eles poderiam passar essa ideia para seus pacientes”, afirmou Mariana.

Avaliação

A orientadora da dissertação, Aline Cristina Souza Lopes, professora da Escola de Enfermagem da UFMG, destaca a importância do trabalho, ao lembrar que a pesquisa se fundamentou em torno da alimentação e da prática de exercícios físicos, que são os principais fatores relacionados à prevenção de doenças na atualidade.

Para Aline Lopes, a dissertação mostra a realização do objetivo fundamental do programa, que é integrar universidade, ensino e serviço, além de mostrar ser possível realizar pesquisa e pós-graduação simultaneamente. “Essa pesquisa consolida o programa, ao mostrar que ele é mais que um projeto, é um fato”, afirmou Aline, referindo-se ao PET-Saúde.

Pet-Saúde

O Pet-Saúde é um programa de extensão que objetiva integrar ensino-serviço-comunidade e tem como pressuposto a educação pelo trabalho. Para isso, são disponibilizadas bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e para alunos da graduação de cursos da área da saúde. O programa foi criado em 2009 por meio da parceria da UFMG com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.