Notícias

Pró-Saúde promove curso de capacitação em urgência e emergência

27/06/2012

O Pró-Saúde promoveu no sábado, 23 de junho, o Curso de Capacitação em Urgência e Emergência Clínica e Pediátrica. Realizado no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina da UFMG, o encontro teve como objetivo capacitar docentes das áreas de Pediatria, Clínica Médica e Medicina Preventiva e Social, além de docentes da Enfermagem, residentes do Hospital das Clínicas, médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde.

Os 25 participantes foram divididos em grupos menores e instruídos por diferentes profissionais. Nara Carvalho, uma das instrutoras práticas, ressaltou a necessidade de exercitar as técnicas corretas para situações de urgência. “Muitos profissionais formados não trabalham com emergências, e por isso é importante dotá-los de conhecimentos atualizados e levá-los a exercitar as práticas para situações inesperadas”, relatou a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde e colaboradora do Cetes. “O Centro possui todo o material moderno para um exercício como este, e possui pessoas com expertise e capacidade para passar os conhecimentos”.

 

Nara Carvalho explicando sobre o uso do DEA - desfribrilador externo automático

Com o intuito de propiciar um treinamento completo, foram utilizados diferentes recursos do Cetes, como os manequins básicos e semi-robotizados para abordar diversas situações de emergência. Os participantes puderam treinar os cuidados a lactentes, crianças e adultos, além de aprenderem sobre casos específicos. As lições de prática foram complementadas por aulas teóricas no auditório, onde a coordenadora do curso e professora do departamento de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo, apresentou vídeos e informações de acordo com as diretrizes de reanimação cardiopulmonar (RCP). “Várias diretrizes foram trocadas e avançaram nos últimos tempos, e conhece-las permite uma melhora na capacitação para procedimentos de reanimação cardiovascular”, declarou Simone dos Reis Gomes, médica da Unidade de Pronto Atendimento Venda Nova.

 

Utilização dos manequins disponibilizados pelo Cetes

Pró-Saúde

O Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde na Faculdade de Medicina da UFMG está em sua fase III, e promove atividades para o incentivo de mudanças no modelo tradicional de organização do cuidado em saúde. “As ações buscam assegurar uma abordagem multidisciplinar e integral do processo saúde-doença com ênfase no trabalho em rede, promovendo assim transformações na prestação de serviços à população e adequando o perfil do profissional de saúde às necessidades do SUS”, explicou Zilma Reis, coordenadora do Pró-Saúde, sobre o envolvimento do programa com o curso de capacitação. As aulas possibilitaram a preparação dos profissionais para a atuação em equipe, além de valorizar e estimular a aprendizagem por metodologias ativas em centros de simulação em saúde.

Outras notícias

11/11/2019 teste
11/11/2013 Certificados da XVII Semana de Graduação
05/11/2013 Mais um trabalho Pró PET-Saúde gera artigo
04/11/201 Pró-PET na Semana do Conhecimento UFMG 2013
30/10/2013 Sobre certificados de participação
17/09/2013 Inscrições de relatos da IV Mostra foram prorrogadas até 30/09
17/09/2013 Trabalho desenvolvido pelo PET-Saúde gera artigos científicos
20/08/2013 Resultado final da seleção de bolsistas PRO PET 2013
11/08/2013 Resultado da 1a. Etapa da Seleção PET-Saúde/ Redes de Atenção 2013
05/08/2013 Seleção PET-Saúde Redes de Atenção - Prova escrita 06/08/2013