Artigo de egressa do PPG-ECMVS é vencedor do prêmio “Outstanding Contribution to Conservation Publication Award”

Posted on Posted in Prêmios, Publicações, Sem categoria

O artigo publicado pela mestre em Ecologia pelo ECMVS Flávia Ribeiro acaba de ser premiado pela Waterbird Society, como uma “Outstanding Contribution to Conservation Publication Award”. Este prêmio reconhece publicações de sublime contribuição para a conservação de aves e foi fruto do trabalho de Mestrado da Flávia com o Pato Mergulhão, na Serra da Canastra. O trabalho foi orientado pelo professor Flávio Rodrigues. Mais informações sobre a autora, o artigo e o prêmio, leia abaixo. Link para o artigo: https://doi.org/10.1675/063.041.0303

Sobre a primeira autora:

Flávia Ribeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC/MG e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Desde 2005, atua na conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), espécie criticamente ameaçada de extinção, conduzindo atividades de pesquisa e Educação Ambiental na região do Parque Nacional da Serra da Canastra. Foi membro do grupo assessor do Plano de Ação Nacional para Conservação do Pato-mergulhão (CEMAVE/ICMBio) e é membro do Threatened Waterfowl Specialist Group (WWT/IUCN) e do Duck Specialist Group (IUCN). É autora do livro ‘O Pato-mergulhão na Serra da Canastra – um dos seus últimos refúgios’.

Sobre o artigo:

O artigo apresenta a mais completa descrição sobre a ecologia reprodutiva do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), uma das aves aquáticas mais raras do mundo, classificada como criticamente ameaçada de extinção em nível mundial. O trabalho apresenta dados entre 2005 e 2016 coletados na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais. Os resultados obtidos serão fundamentais para orientar as estratégias de conservação da espécie.

Sobre a revista e o prêmio:

A Waterbirds é uma revista científica internacional, especializada em biologia, status, ecologia, manejo e conservação de todas as espécies de aves aquáticas que vivem em habitats marinhos, estuarinos e de água doce. É uma das mais conceituadas revistas no mundo sobre aves aquáticas.

O prêmio “Outstanding Contribution to Conservation Publication Award” concedido pela The Waterbird Society reconhece artigos ou notas publicadas que representam uma contribuição significativa para a conservação de espécies ou populações de aves aquáticas em risco. É um prêmio de publicação com contribuição excepcional para a conservação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *