O artigo “Land use of local environment affect macroinvertebrate metacommunity organization in Neotropical stream networks”, fruto da tese de doutorado de Kele Rocha Firmiano, orientada pelo Prof. Marcos Callisto (UFMG-PG-ECMVS) e co-orientada pela Profa. Nuria Bonada (Universidade Barcelona) recebeu o reconhecimento de Editors’ Choice no Journal of Biogeography. Com esse destaque, o artigo ganha acesso livre para leitura por um ano!
Avaliamos como os atributos de bioindicadores bentônicos (p.ex. ciclo de vida e capacidade de dispersão) explicam a estrutura das metacomundiades em riachos de cabeceira no cerrado. Testamos como distâncias entre riachos explicam a dissimilaridade entre as metacomunidades de macroinvertebrados. Basicamente, nos colocamos no lugar dos organismos e procuramos entender como a dispersão influencia a organização de metacomunidades de organismos bentônicos: “Se eu fosse um inseto, eu ira preferir voar o mínimo possível, em um terreno menos difícil, ou preferiria gastar mais energia e chegar mais rapidamente?”
E encontramos que o filtro ambiental tem grande importância na estrutura de metacomunidades de invertebrados aquáticos e, portanto, locais similares têm biotas semelhantes.
Link para acesso ao artigo (gratuito por um ano!)
Link para o post sobre o artigo no Blog da Journal of Biogeography
Texto por: Kele Firmiano, Marden Linares, Marcos Callisto