No próximo dia 05/06, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, irá designar novos Sitios Ramsar para o Brasil.
No próximo dia 05/06, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, irá designar novos Sitios Ramsar para o Brasil. Sitios Ramsar são áreas úmidas de importância internacional. A Convenção Ramsar é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e para a cooperação entre países, com o objetivo de promover a conservação e o uso racional de áreas úmidas (como, veredas, lagoas, brejos, mata de brejos, mangues, restingas, atóis e estuários) em todo o mundo. Essas áreas fornecem serviços ecológicos fundamentais para espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas.
No mundo existem 2,265 Sitios Ramsar situados em 169 países, sendo 13 situados no Brasil. Com a nova designação, 10 novos Sitios Ramsar candidatam-se à lista mundial e, entre eles, a Àrea de Preservação Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (veja a lista de candidatos).
Na APA existem inúmeras lagoas temporárias em terreno cárstico que abrigam variada vegetação e dezenas de espécies de aves aquáticas (como garças, biguás, marrecos, jaburus, saracuras, ibises, gaviões-caramujeiro, pernilongos e maçaricos), algumas visitantes do hemisfério norte. A ocorrência dessas aves deve-se ao grande número e aos ciclos de cheias e secas das lagoas. Além da importância biológica, a região é reconhecida internacionalmente pela história científica e pelos riquíssimos sitios arqueológicos e paleontológicos.
Aliado a isso, beleza cênica, serviços ecológicos e a necessidade de uso sustentável embasaram uma proposta de se estabelecer na região um Sitio Ramsar, que foi reconhecida internacionalmente, fruto de um projeto de extensão e parte da tese de doutorado da aluna PFA Nóbrega coordenados pelos Profs. JEC Figueira e MA Drumond, em colaboração com o Instituto Estadual de Florestas, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e do Ministério do Meio Ambiente.
A expectativa é que o nome do novo Sitio Ramsar homenageie dois grandes cientistas do século IXX, Peter Lund e Eugenius Warming.
Na foto em destaque, as barulhentas garças cor-de-rosa de Warming – lagoa do Sumidouro (foto por José Eugênio Cortes Figueira).
*Matéria escrita por José E. C. Figueira.
Anexos:
Entrevista concedida pelo Prof. Figueira ao Boletim da UFMG: https://www.ufmg.br/boletim/bol1980/4e5.shtml
Atualização em 2 de junho de 2017: a APA foi oficialmente confirmada como sítio RAMSAR! Vejam o certificado abaixo:
4 thoughts on “Uma área úmida de importância internacional bem próxima a Belo Horizonte”
parabéns a todos que se envolvem e se dedicam há anos na luta para a divulgação e proteção da apa carste…
Parabens a todos os responsáveis por esta importante conquista, essencial para a preservação e desenvolvimento consciente da região de Lagoa Santa.
Orgulho imenso do trabalho e perseverança de meu irmão, Professor José Eugênio Côrtes Figueira.
Nossos pais, que amavam Lagoa Santa, ficariam muito felizes com esta notícia.
Parabéns a todos pelo esforço realizado e grande pela grande conquista para região de Lagoa Santa, Grande Zé agora vou poder visitar as lagoas como novo sítio Ramsar do Brasil. Parabéns a toda equipe.
Massa demais