Atualizado em 31/03/2020

O FORPROEX, ciente da situação de pandemia que assola o país e o mundo, cumprindo o seu papel educativo junto à sociedade brasileira, vem a partir da sua potência em rede, socializar as ações extensionistas desenvolvidas e em desenvolvimento pelas instituições públicas de educação superior no Brasil.

Trata-se de um espaço com os links para acesso direto a cartilhas, cards, vídeos, cursos on-line e demais iniciativas de docentes, estudantes e técnicos engajados/as nessa dinâmica contra o covid-19. Todo material aqui veiculado é de inteira responsabilidade das instituições produtoras, cuja divulgação foi devidamente autorizada.

Nos manteremos unidos/as em tempo de “cuidados coletivos”, reafirmando os fundamentos da extensão universitária que se traduzem no compromisso com a sociedade por meio de um “processo interdisciplinar , educativo, cultural, científico e politico que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” que neste momento, se concretizam mais veemente na luta por uma sociedade com saúde e justiça social.

Sob a orientação da comunidade científica mundial e das autoridades sanitárias quanto aos perigos de propagação do coronavírus, afirmamos nosso total acordo com as medidas de emergência ante os dados de calamidade apresentados no Brasil e no mundo. Nos preocupamos muito mais com a vida das pessoas, na defesa do isolamento social em massa, ante aos discursos neoliberais que privilegiam a economia das grandes potências industriais e que causam mais instabilidade junto às comunidades do país.

Sigamos nos protegendo à luz da ciência e priorizando a vida de todas as pessoas .

Adriana Marmori
Universidade do Estado da Bahia

Olgamir Amancia
Universidade de Brasília
Vice-presidente

Assinam conjuntamente as Coordenações Regionais.

FORPROEX Sul

Instituições da Regional Sul do FORPROEX intensificam produção de álcool gel para o combate do novo coronavírus

- O que eu posso fazer para ajudar?
IFFar -
- produção de Face Shields  (máscaras);
- Produção de álcool em gel;
- doação de álccol em gel e de máscaras em estoque aos hospitais onde temos unidades;
- Permissão de uso de laboratório para parceiros;
UFSC -
  • Produção de alcool
  • Produção de máscaras
  • Cessão de equipamentos as Secretarias Municipais e Estaduais
  • Edital de Apoio a Estudantes de Demanda Social (refeição)
  • Distribuição de insumos alimentícios para a Casa do Estudante
  • Produção e distribuição de material de divulgação sobre o covid19 (informações sobre a epidemia; informações de comportamento social frente a pandemia; etc)
  • Trabalho Remoto

IFSC - https://www.ifsc.edu.br/documents/30681/1852909/Portaria+1211_Altera+Portaria+1178_Suspensao+das+Atividades+IFSC_Coronav%C3%ADrus.pdf/2ebcbf4a-5b1a-4336-bca4-6c95c8a5490d

Outras ações do IFSC

FORPROEX Sudeste

2. Informações técnicas em nosso canal na rádio: https://www.youtube.com/channel/UCSmDQOaHTChzvlzyiDivB7Q
3. Programa Conexão Cultural no Instagram: https://www.instagram.com/tv/B-QdnL1JgMw/?igshid=l02je24qswk4
4. Produção de viseiras em impressoras 3D.

FORPROEX Centro-oeste

IFMS - produção de máscaras e antissépticos.

FORPROEX Nordeste

FORPROEX Norte

UEAP - produção de álcool em gel e atendimento psicosocial por plataforma digital.