Contrapartidas

Capes apresenta o novo modelo de avaliação da pós-graduação, na Universidade Federal de Minas Gerais. Foto Foca Lisboa | Universidade Federal de Minas Gerais

 

 

 


  • Internacionalização do ensino

    Incorporação de temas internacionais nas aulas de graduação e pós-graduação

     

    A partir de iniciativas na graduação e pós-graduação, a UFMG passou a ofertar  temas internacionais em todos os seus programas de pós. A proposta é ampliar a presença de disciplinas em língua estrangeira como parte da estrutura curricular de todas as áreas, em especial as que contam com formação em nível de Doutorado.

     

    Tal medida pode influenciar positivamente também na graduação, já que a universidade conta com Grupos de Disciplinas de Formação Avançada na Pós-graduação, que possibilitam aos estudantes de graduação o contato com disciplinas de mestrado e doutorado desde cedo.

     

    Desde o Programa Ciência Sem Fronteiras, no qual ocorreu grande movimento de estudantes da graduação e da pós-graduação da UFMG para o exterior, houve um despertar no campus para a internacionalização. Hoje, ao caminhar pela universidade, é possível ouvir pessoas conversando, com naturalidade, em várias línguas, muito especialmente o inglês. Esse novo ambiente está sendo ainda mais estimulado, como se pode reconhecer pelo resultado da Chamada da UFMG 001/2018, que convocou 51 professores visitantes para atuar na graduação, pós-graduação e/ou na extensão.

     

    Pretende-se que este movimento seja constante dentro da UFMG, fortalecendo a presença, em caráter temporário, de pesquisadores diversos das várias áreas do conhecimento. Para todos os contratados como professores visitantes, atividades de ensino na graduação e/ou pós-graduação são exigidas, de modo que é irreversível o crescimento de temas internacionais em salas de aula.

  • Produção de material em diversas línguas

    Produção de material de divulgação da Universidade em outras línguas, inclusive websites dos PPGs envolvidos

     

    A UFMG tem investido, ao longo do tempo, na ampliação e melhoria da qualidade de materiais que visam à divulgação institucional no exterior. Para isso, foram produzidos e têm sido continuamente atualizados materiais impressos e digitais, tais como vídeos em inglês e espanhol, além de catálogos institucionais, impressos para distribuição a visitantes estrangeiros e em missões no exterior, também em versões em inglês e espanhol. No portal da universidade estão disponíveis conteúdos básicos que suscitam o interesse de visitantes estrangeiros em inglês.

     

    Amplo investimento vem sendo realizado nos sites dos Programas de Pós-Graduação para que todos possam exibir informações que interessem diretamente aos visitantes estrangeiros, tanto pesquisadores quanto possíveis candidatos a estudantes. Em 2016, a Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) promoveu, com o apoio do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), a elaboração de um template comum para customizar as páginas de todos os programas, incluindo a possibilidade de apresentar tradução para o inglês e/ou espanhol. O resultado pode ser conferido, por exemplo, no Programa de Pós-graduação em Direito e no site do Programa de Pós-graduação em Educação. Até o momento, 78% dos Programas de Pós-graduação que têm Doutorado contam com página também em inglês e 70% também têm versão em espanhol. A instituição tem como meta a ampliação dos sites trilíngues para todos.

  • Treinamento e capacitação de servidores

    Treinamento e capacitação de servidores para internacionalização da Universidade

     

    No cenário internacional, observa-se que as universidades de excelência investem maciçamente na capacitação de recursos humanos dedicados à internacionalização. Apesar da intensa atuação do corpo técnico da Diretoria de Relações Internacionais e da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI) da PRPG, criada há cerca de dois anos, é preciso estimular na UFMG uma política de capacitação de técnicos administrativos em educação que atuam no processo de internacionalização da universidade nos colegiados de graduação e pós-graduação.

     

    Dessa forma, será necessário que a universidade promova cursos de idiomas e seminários de internacionalização, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, além de incentivar a participação de servidores em eventos de capacitação no exterior.

     

    O domínio de língua estrangeira já é exigência para os servidores que trabalham em órgãos da Administração Central da UFMG com contatos internacionais. Nos últimos anos, a Universidade também tem investido na contratação de secretários executivos bilíngues para diversos setores institucionais.

     

    Acordos foram realizados para que o programa Idioma sem Fronteiras, que promove ações de internacionalização do Ensino Superior Brasileiro, atue na oferta de turmas especiais para ampliar a proficiência de secretários dos Programas de Pós-graduação. Há também iniciativas para a capacitação administrativa, implementadas, ainda em pequena escala, pelo Programa Escala Gestores da rede AUGM e por Escolas de Verão organizadas por instituições parceiras na União Europeia.

  • Contrapartidas oferecidas pelas instituições estrangeiras

    Contrapartidas oferecidas pelas instituições estrangeiras que firmarem parceria com a instituição proponente, quando houver

     

    A UFMG firmou em 2016 seu primeiro acordo de parceria estratégica. O Key Tecnology Partership Agreement (KTP) com a University of Tecnology Sydney marcou um primeiro passo em direção a uma oferta institucional de contrapartidas por instituições estrangeiras interessadas em firmar parceria com a UFMG. Nesse acordo, a universidade reconhece a UFMG como um parceiro estratégico e oferece apoio financeiro para projetos desenvolvidos em conjunto.

     

    Em 2017, a Macquarie University ofereceu a UFMG o financiamento para três teses de doutorado desenvolvidas em regime duplo diploma (cotutela) com a instituição de ensino australiana. Mais recentemente, em 2018, a University of Warwick ofereceu à UFMG financiamento para três jovens doutores, membros do corpo docente permanente, passarem curtas temporadas na universidade inglesa desenvolvendo projetos de pesquisa conjuntos.

     

    Esses três relatos são apenas alguns exemplos ilustrativos do enorme potencial de contrapartidas a ser oferecido por instituições parceira no exterior. A expertise e capacidade instalada na UFMG é reconhecida por várias dessas instituições parceiras, que, espontaneamente, oferecem à Universidade oportunidades de financiamento.

     

    O Projeto Institucional de Internacionalização permitirá à UFMG negociar essas contrapartidas a partir de uma perspectiva acadêmica e científica. Nesse sentido, essas contrapartidas podem ocorrer de forma natural e organizada à medida que as ações conjuntas entre a UFMG e suas parceiras estratégicas no exterior forem crescendo em volume e intensidade.

  • Outras contrapartidas

    A UFMG vem desenvolvendo, ao longo dos últimos 20 anos, uma estratégia de internacionalização intensa que tem crescido de forma acelerada. Essa medida inclui um Programa de Apoio a Projetos de Cooperação Internacional (PAPCI), da Diretoria de Relações Internacionais, que incentiva parcerias de cooperação internacional da UFMG.

     

    O objetivo do PAPCI, voltado a professores e técnicos com vínculo permanente com a UFMG, é apoiar financeiramente projetos de cooperação internacional para realização de missão no exterior ou de recepção de missão estrangeira na Universidade.

     

    Outra contrapartida importante oferecida pela universidade é o Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG que, em conjunto com a Embaixada da França, traz professores franceses para temporadas na instituição. Enquanto a Embaixada francesa é responsável pelos custos da passagem aérea, cabe à UFMG o pagamento de auxílio aos professores visitantes para o custeio da estada na universidade. Os bons resultados dessa iniciativa têm garantido a continuidade do Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG que, neste ano, entra em sua quinta edição.