Apresentação

Bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e da UFMG hasteadas em frente ao prédio da Reitoria. Foto: Lucas Braga | UFMG


  • Capes-PrInt

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) é um projeto criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de fomentar a construção, implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das 36 instituições contempladas em todo o país, e estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica relacionadas à pós-graduação.

     

    Além disso, o PrInt também busca promover a mobilidade de professores e alunos para o exterior, vinculados à programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional, e impulsionar a transformação das instituições participantes em relevantes ambientes internacionais.

     

    O Programa tem duração de 5 anos, de 2019 a 2023, e visa à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou de Institutos de Pesquisa que tenham ao menos quatro Programas de Pós-Graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017. Dentre os quais, deverá haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

  • PrInt UFMG

    O Projeto Institucional de Internacionalização da Pós-Graduação da UFMG (PrInt UFMG) tem como objetivo central criar uma cultura de internacionalização da pós-graduação por meio de abordagem transversal que permita aos grupos alavancar iniciativas que discutam temas estratégicos de caráter interdisciplinar. O programa visa, a médio prazo, transformar estes núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em agrupamentos internacionais de excelência com impacto na produção de conhecimento e na visibilidade da UFMG como uma universidade reconhecida internacionalmente.

     

    O PrInt UFMG baseia-se na matriz indicada (clique aqui para acessar ao arquivo), por sua vez composta por quatro temas verticais - Sustentabilidade, Manejo de Risco e Governança; Novas Tecnologias e Fronteiras da Ciência, Saúde e Bem-estar; e Direitos Humanos. Esses temas foram inspirados em desafios contemporâneos, com interseções horizontais por eixos temáticos originados de experiências consolidadas em grupos de pesquisa da UFMG. Este design inovador e interdisciplinar tem por objetivo dar suporte a iniciativas de pesquisa alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A partir dessa configuração, foram organizados um conjunto de 28 projetos relacionados às quatro temáticas apresentadas.

     

     

  • Comitê gestor

    Membros brasileiros

     

    Pró-reitor FABIO ALVES DA SILVA JUNIOR
    Estudos Linguísticos – Letras
    Currículo lattes disponível aqui

     

    SILVIA HELENA PAIXAO ALENCAR
    Física
    Currículo lattes disponível aqui

     

    AZIZ TUFFI SALIBA
    Direito
    Currículo lattes disponível aqui

     

    HELOISA SOARES DE MOURA COSTA
    Geografia
    Currículo lattes disponível aqui

     

    RICARDO SANTIAGO GOMEZ
    Odontologia
    Currículo lattes disponível aqui

     

    Membros Estrangeiros

     

    PAUL HERITAGE
    Arts
    Profile