UFMG participa da 23ª Semana Nacional de Museus

O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, é o tema da 23ª Semana Nacional de Museus, com foco em três subáreas temáticas principais: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas Tecnologias.

Em um mundo marcado por mudanças aceleradas e transformações profundas, os museus se consolidam como espaços essenciais para a reflexão, a preservação e a promoção da cultura.

Diante de desafios globais e locais, a 23ª Semana Nacional de Museus propõe uma discussão sobre o futuro dessas instituições, destacando seu papel como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas.
Ao documentar, preservar e difundir o patrimônio imaterial brasileiro, os museus fortalecem a memória coletiva, valorizam saberes e fazeres tradicionais e incentivam o diálogo intercultural.

A juventude, por sua vez, ocupa um lugar central para a existência dos museus, tendo em vista que o público estudantil é bastante expressivo. Através da educação, uma das funções primordiais de todos os museus, pode-se realizar ações inovadoras que façam dessas instituições centros vibrantes de cooperação, experimentação e desenvolvimento.

No campo das novas tecnologias, já percebemos como elas estão redefinindo o modo como os museus se relacionam com seus públicos e com o mundo ao seu redor. Por meio de ferramentas digitais, como realidade aumentada, inteligência artificial, plataformas interativas e acervos virtuais, os museus podem ampliar seu alcance, democratizar o acesso à cultura e promover uma participação cidadã mais ativa.

Ao valorizar o patrimônio imaterial, abraçar a juventude e incorporar novas tecnologias, os museus podem se reinventar como espaços dinâmicos, inclusivos e transformadores. Nesse processo, eles preservam o passado, inspiram o presente e constroem um futuro mais sustentável e conectado com as comunidades.

(Extraído de https://visite.museus.gov.br/eventos/23-snm/texto-de-referencia-23a-snm/)

Museu de Ciências Morfológicas, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu de História Natural e Jardim Botânico, Museu Casa Padre Toledo e Graduação em Museologia participam do evento.

Compartilhe