História

Esforços prévios de articulação de instituições da UFMG dedicadas a ações museológicas e à divulgação cultural e científica levaram à criação, em 2000, da Rede de Museus da UFMG.

Institucionalizada no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão, a Rede de Museus tinha como objetivo principal a conjugação de forças, o compartilhamento e a promoção de boas práticas em seus espaços integrantes.

A partir daí, estudos para identificar as demandas a serem atendidas por ações conjuntas foram seguidos pela captação de recursos provenientes de diversas fontes e pela adesão de novos espaços, o que permitiu a implementação de diferentes ações de aprimoramento dos serviços prestados ao público. O caráter inovador da experiência tem sido apresentado, desde então, em eventos nacionais e internacionais.

Atualmente, a Rede de Museus passa por um importante processo de reestruturação, visando fortalecer as políticas de salvaguarda e extroversão do patrimônio cultural, científico e tecnológico da UFMG, incluindo coleções privadas de professores e alunos que ajudam a compor a história e a memória da instituição e de suas ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Durante a solenidade comemorativa dos 20 anos da Rede de Museus, foi lançado vídeo reunindo depoimentos e homenagens aos coordenadores e a todas e todos que ajudaram a construir sua trajetória.

O grupo responsável pelo projeto foi composto por Meily Linhales (CEMEF/Vice-Coordenação da Rede de Museus), Verona Segantini (Museu Casa Padre Toledo), Iara Souto (CEMEF), Dominique Correia (estudante/EBA) e Marcus Silveira (Rede de Museus).

“20 anos da Rede de Museus – memórias e trajetórias”: confira as entrevistas realizadas com ex-coordenadores da Rede de Museus

A realização de entrevistas com os docentes responsáveis pela coordenação da Rede de Museus (desde sua fundação até os dias atuais) foi parte das comemorações dos 20 anos da Rede de Museus e uma iniciativa aprovada pelo Conselho Coordenador. As gravações foram realizadas entre janeiro e fevereiro de 2021, por Grupo de Trabalho constituído por Meily Assbú Linhales (Vice-Coordenadora da Rede de Museus), Verona Campos Segantini (Coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes) e Iara Souto (Coordenadora de Acervos do Cemef).

Nesses 20 anos de existência, a Rede de Museus foi coordenada pelos seguintes docentes: Betânia Gonçalves Figueiredo (2000-2004); Maria das Graças Ribeiro (2005-2006) in memoriam; Antônio Gilberto Costa (2007-2013); Rita de Cássia Marques (2013-2016) e Letícia Julião (2017-2021). O resultado do projeto, aqui reunido, é um registro – por meio de narrativas individuais – de temas e fatos relevantes que dizem respeito a trajetórias acadêmicas, vivências e experiências de gestão que ajudaram a construir a trajetória e a memória da Rede de Museus.

Orientada pelos aportes metodológicos da História Oral, a equipe realizou todo o processo de organização prévia, entrevistas on-line e registro de cada uma das sessões. O roteiro básico partiu da abordagem dos seguintes eixos temáticos: história de vida e formação; trajetória acadêmica na UFMG; envolvimento com a Rede de Museus; principais aspectos da gestão; e percepção sobre os 20 anos da Rede de Museus.