História
Esforços prévios de articulação de instituições da UFMG dedicadas a ações museológicas e à divulgação cultural e científica levaram à criação, em 2000, da Rede de Museus da UFMG.
Institucionalizada no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão, a Rede de Museus tinha como objetivo principal a conjugação de forças, o compartilhamento e a promoção de boas práticas em seus espaços integrantes.
A partir daí, estudos para identificar as demandas a serem atendidas por ações conjuntas foram seguidos pela captação de recursos provenientes de diversas fontes e pela adesão de novos espaços, o que permitiu a implementação de diferentes ações de aprimoramento dos serviços prestados ao público. O caráter inovador da experiência tem sido apresentado, desde então, em eventos nacionais e internacionais.
Atualmente, a Rede de Museus passa por um importante processo de reestruturação, visando fortalecer as políticas de salvaguarda e extroversão do patrimônio cultural, científico e tecnológico da UFMG, incluindo coleções privadas de professores e alunos que ajudam a compor a história e a memória da instituição e de suas ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Ex-coordenadores:
2000-2004: Betânia Gonçalves Figueiredo
2005-2006: Maria das Graças Ribeiro
2007-2013: Antônio Gilberto Costa
2013-2016: Rita de Cássia Marques
2017-2021: Letícia Julião