• História

    Esforços prévios de articulação de instituições da UFMG dedicadas a ações museológicas e à divulgação cultural e científica levaram à criação, em 2000, da Rede de Museus da UFMG.

    Institucionalizada no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão, a Rede de Museus tinha como objetivo principal a conjugação de forças, o compartilhamento e a promoção de boas práticas em seus espaços integrantes.

    A partir daí, estudos para identificar as demandas a serem atendidas por ações conjuntas foram seguidos pela captação de recursos provenientes de diversas fontes e pela adesão de novos espaços, o que permitiu a implementação de diferentes ações de aprimoramento dos serviços prestados ao público. O caráter inovador da experiência tem sido apresentado, desde então, em eventos nacionais e internacionais.

    Atualmente, a Rede de Museus passa por um importante processo de reestruturação, visando fortalecer as políticas de salvaguarda e extroversão do patrimônio cultural, científico e tecnológico da UFMG, incluindo coleções privadas de professores e alunos que ajudam a compor a história e a memória da instituição e de suas ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

     

    Ex-coordenadores:

    2000-2004: Betânia Gonçalves Figueiredo

    2005-2006: Maria das Graças Ribeiro

    2007-2013: Antônio Gilberto Costa

    2013-2016: Rita de Cássia Marques

    2017-2021: Letícia Julião

A Rede nas redes sociais