Quem somos

A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG é constituída por espaços autônomos, que somam esforços e otimizam recursos para dotar seus integrantes de maior organicidade no planejamento e execução de projetos. A estruturação em rede de seu Conselho Coordenador favorece a qualificação das ações e a ampliação do atendimento ao nosso público-alvo, formado não apenas pela comunidade universitária, como também pelos estudantes da educação básica e pela população em geral (pesquisadores e demais interessados).

Além de constituir um programa de extensão composto por diferentes projetos (ações arquivísticas, restaurações, pesquisas, exposições, seminários, cursos, oficinas, etc.), a Rede de Museus instituiu em seu novo regimento uma secretaria, um núcleo técnico-científico – responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos nas áreas de gestão, salvaguarda e comunicação de acervos – e um conselho consultivo (instância colegiada responsável por orientar e auxiliar o Conselho Coordenador no cumprimento de sua missão institucional).