Herbário Norte-Mineiro participa da “Mostra sua UFMG” em Montes Claros.

No dia 13 de abril, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG foi palco de um encontro significativo, recebendo aproximadamente 2 mil inscritos, em sua maioria alunos e professores do ensino médio de escolas da região. O evento faz parte da iniciativa “Mostra sua UFMG” no campus Montes Claros, que visa promover a interação dos estudantes por meio de diversas atividades.

A participação em destaque, do Herbário Norte Mineiro, marcou presença na sala interativa da Engenharia Florestal, localizada no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). Lá, os participantes puderam desfrutar de uma série de atividades, incluindo a identificação de chaves de ipês, a visualização de quadros com realidade aumentada da vegetação norte mineira e a exposição das exsicatas, com auxílio de lupas manuais para uma melhor identificação das características.

Os alunos, acompanhados por seus professores, foram calorosamente recebidos pela equipe do herbário. A dinâmica incluiu explicações sobre o que é um herbário e uma abordagem sobre a vegetação da região norte de Minas Gerais. Utilizando tecnologia de ponta, um tablet foi utilizado para proporcionar uma experiência imersiva, mostrando vídeos da vegetação local através de realidade aumentada.

Além disso, os participantes puderam aprender sobre a confecção de exsicatas e observar minuciosamente as características das mesmas com o auxílio de lupas manuais. A exploração incluiu até mesmo a observação de uma espécie nova descoberta na região. Os alunos também foram apresentados ao sistema de chave dos ipês, ou seja, um sistema de passos, baseados nas características dos ramos de folhas, com um material de apoio ilustrado para melhor entendimento e vivência de uma prática botânica de reconhecimento de espécies. Por fim, utilizou-se o estereomicroscópio para a evidência de tricomas glandulares, demonstrando características e equipamentos usados na separação das espécies.

O evento destacou não apenas o conhecimento sobre as espécies e vegetação, mas também a relevância do herbário para a preservação da memória e ampliação do conhecimento da biodiversidade regional.