Informações gerais

Confira sempre nos canais de atendimento dos espaços se as informações sobre dias e horários de visitação permanecem válidas.
A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG é constituída por 25 espaços, que somam esforços e otimizam a aplicação de recursos no planejamento e execução de projetos. A estruturação em rede de seu Conselho Coordenador (órgão colegiado que reúne os gestores de todos os espaços integrantes) favorece a qualificação e ampliação do atendimento à comunidade universitária, aos estudantes da educação básica e à população em geral (pesquisadores e demais interessados).
Institucionalizada como coordenadoria da Pró-Reitoria de Extensão, a Rede de Museus fomenta eventos acadêmicos e ações de capacitação, salvaguarda, pesquisa e comunicação de acervos, a partir da gestão de seu programa de extensão e de editais que distribuem recursos e bolsas de extensão e iniciação científica (em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa).
Sua estrutura regimental conta, ainda, com uma secretaria, um núcleo técnico-científico – responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações articuladas – e um conselho consultivo (instância colegiada responsável por orientar e auxiliar o Conselho Coordenador no cumprimento de sua missão institucional).
O acervo do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG (CEMENF) é composto por documentação escrita e oral, iconografia, equipamentos e objetos que são instrumentos do trabalho em saúde. Além de preservar e conservar a memória institucional, o espaço conta com uma exposição permanente sobre a história da Escola. O CEMENF vem se consolidando como locus de ensino e produção de conhecimento científico por meio da sua articulação com disciplinas que tratam da episteme do cuidado e da saúde, e das pesquisas que são desenvolvidas por alunos de graduação, mestrado e doutorado. O Centro de Memória da Escola de Enfermagem é aberto à visitação e atende grupos agendados interessados na profissionalização da enfermagem mineira e na história da Escola de Enfermagem da UFMG.
O Centro de Memória da Medicina – CEMEMOR – é um museu e um centro de documentação dedicados a preservar e divulgar a memória e a história da Saúde no Brasil. Ele reúne instrumentos médicos, móveis, livros, fotografias, objetos pessoais, obras raras, painéis, telas, gravuras, depoimentos e outros documentos relativos à história da medicina. O acervo pode ser consultado e as galerias podem ser visitadas durante os dias úteis. O CEMEMOR também é um centro de pesquisa e oferece aulas de História da Medicina abertas ao público interessado.
Foi criado em 2007 como parte das comemorações do centenário (1907-2007) da Faculdade de Odontologia da UFMG. Tem como proposta atuar como laboratório de pesquisa histórica e social, espaço de organização arquivística de acervos documentais sobre a Odontologia em Minas Gerais, além de espaço museológico e lugar memória das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Faculdade de Odontologia. A exposição permanente – Centro de Memória: ciência e cultura no discurso da Odontologia – foi inaugurada em 25 de outubro de 2012 e apresenta o Acervo Affonsino Altino Diniz, composto por 33 objetos dos séculos XIX e início do XX, constituído por materiais diversos, como: metal, tecido, madeira, porcelana, vidro, papel, couro, borrachas e cerâmica.
Endereço: Faculdade de Odontologia Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha CEP 31270-901 – Belo Horizonte – MG Horários de Visitação: Visitas sob agendamento.
|
O CEDOC-FaE-UFMG possui, sob sua guarda, fontes documentais que subsidiam os estudos e as pesquisas referentes à educação, à formação docente e à história e memória desta faculdade. Ele também realiza exposições temáticas, com o intuito de divulgar o seu acervo junto à comunidade acadêmica – oportunidade privilegiada para sensibilizar os professores, pesquisadores e alunos para a necessidade de preservação da história do tempo presente, algo fundamental para a ampliação do acervo, constituído por documentação institucional, produção de alunos e professores, material iconográfico, fílmico, bibliográfico e objetos tridimensionais.
Endereço: Faculdade de Educação Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha CEP 31270-901 – Belo Horizonte – MG Horários de Visitação: Sob agendamento.
|
O Herbário Norte Mineiro (MCCA), fundado em 2016, constitui-se de uma coleção biológica que visa documentar a biodiversidade vegetal da região norte de Minas Gerais e dar suporte ao ensino e pesquisa na área da Biologia Vegetal. Essa coleção é responsável pelo tombamento de espécimes vegetais, testemunho de pesquisas científicas e envio de materiais para a correta identificação por especialistas. O MCCA está localizado no Bloco A do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros.
O Museu da Matemática UFMG é um espaço de divulgação e disseminação do conhecimento matemático a partir de uma perspectiva recreativa. O seu objetivo é envolver e despertar a curiosidade dos visitantes com atividades lúdicas, tais como: quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, mágicas, dobraduras de papel e desafios focados no processo de interação.
O Museu pretende ser um centro de apoio para professores, objetivando difundir a Matemática Recreativa enquanto prática pedagógica, contribuir para o processo de ensino aprendizagem da Matemática e promover a capacitação continuada de professores.
O Museu recebe visitas de grupos, dando prioridade a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
