Rotina de pressão e estresse com prazos curtos para apresentar artigos e problemas de relacionamento com orientadores estão levando ao adoecimento de estudantes de pós-graduação. O alerta foi dado pelos integrantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) na sexta-feira, 21, durante a mesa-redonda Academia, assédio e adoecimento na pós-graduação. O debate encerrou o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica.

Depressão, ansiedade e insônia têm sido os problemas mais comuns relatados pelos pós-graduandos. Estudantes de mestrado e doutorado vivenciam dificuldades de interação social e inabilidade de assistir às aulas e fazer pesquisas. Casos de assédio e discriminação também são denunciados. Para os especialistas, o adoecimento de pós-graduandos reflete a cultura acadêmica brasileira e é preciso combater o silêncio para mudar essa realidade.

Ouça reportagem de Alicianne Gonçalves veiculada no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa:

 

Confira no vídeo da TV UFMG entrevista sobre o assunto, com o especialista em organização psicossocial e problemas psicológicos da escrita acadêmica, Robson Cruz.