Na tenda ExpoT&C, um estande distribui balões coloridos que anunciam a próxima Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Maceió, capital do estado de Alagoas. A pequena Sofia carrega um deles, e sua mãe, Renata Alves Costa, professora do Centro Pedagógico da UFMG, garante que marcará presença no evento do ano que vem.

Sofia segura balão que anuncia SBPC em Alagoas. Foto: Marcella Ximenes

“O tema e o formato da SBPC 2018 devem ser decididos nas próximas semanas”, anuncia o diretor institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Georginei Souza Neri. “Algumas coisas já foram acordadas com a diretoria da SBPC, como o foco na mobilidade de idosos e crianças e a intenção de fazer a programação afro e indígena ficar cada vez mais integrada à programação científica”, adianta Vilma Naísia Xavier, Assessora de Comunicação da Fundação.

Georginei Souza Neri, Vilma Naísia Xavier e Ana Carolina Dantas, da Fapeal, e Antônio Medeiros, gerente de projetos da coordenação local da SBPC 2018 | Foto: Marcella Ximenes/UFMG

Já começaram as reuniões envolvendo a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as universidades estaduais, os centros universitários particulares, o Sistema S, a Secretaria de Estado de Educação e os municípios, além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alagoas. A intenção é planejar desde já a SBPC Educação, evento que antecede a 70ª Reunião Anual e irá agregar vários municípios.

Segundo Vilma Xavier, o movimento é importante para pensar a educação de populações presentes em Alagoas e que precisam de políticas alternativas, como os quilombolas, os indígenas e os sem-terra.

Os organizadores também desejam que os participantes da próxima Reunião Anual da SBPC possam aproveitar a beleza, a culinária típica e o turismo na capital alagoana.