(Integrantes do grupo de amigos da ciência desenvolvem a atividade. Foto: Helvio Caldeira / UFMG)

Sobre a mesa central, um cacho de bananas, um detergente, sal, água e álcool. Ao redor, olhares ávidos esperando a mágica acontecer. Em poucos segundos, de uma porção de purê de banana amassada, é possível observar a extração do DNA da fruta por meio de algumas misturas. E as crianças aprovam. Frases como “Que maneiro!” ecoam pelo ambiente da oficina, na Área Rosa da Tenda Jovem da SBPC.

Materiais usado na experiência de extração do DNA da banana. Foto: Hélvio Caldeira / UFMG

A atividade Desvendando os mistérios do DNA é ministrada por um grupo de amigos das ciências naturais da UFMG. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com a bioinformática e suas inovações de forma lúdica. Para isso, perguntas divertidas e exemplos práticos são utilizados pelos ministrantes, que confessam adorar a interação dos pequenos. “Criança é uma delícia, sempre faz as perguntas mais inusitadas. O interessante desse contato infantil é que ele nos faz enxergar a ciência sob outra perspectiva”, conta a pós-doutoranda em Genética e Bioinformática Flávia Aburgaile.

Aos que pensam que o público jovem pouco sabe sobre o assunto, o menino Ícaro faz questão de surpreender. Com apenas sete anos e acompanhado dos pais, ele esbanja simpatia ao explicar o que entendeu sobre o DNA: “É uma espiral, um tracinho mesmo, tipo uma escada. Esse tracinho serve para a informação genética”. Assim como ele, os alunos da Escola Municipal Jardim Leblon participam, tiram dúvidas e, ao final, não escondem a empolgação na hora de fazer as fotos com a equipe.

As atividades da SBPC Jovem serão realizadas até amanhã, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Toda a programação é diária, gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.