Até este sábado, 22, quem passar pela Área Vermelha da Tenda Jovem da SBPC vai encontrar um estande repleto de vídeos, simuladores e jogos em 3D – tudo para explicar como funcionam as aplicações da energia nuclear no Brasil e seus processos. Organizada por membros do Instituto de Engenharia Nuclear, a atividade Tecnologia nuclear a serviço da sociedade conta com o auxílio de ambiente virtual ao qual os jovens estão extremamente familiarizados e propõe explicar, de forma lúdica, um tema cercado de preconceitos.

A empresa, fundada em 1962, é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) e tem o objetivo de pesquisar e desenvolver tecnologia nuclear nacional. As atividades do instituto abrangem áreas como física, engenharia de reatores, química e materiais nucleares – e tudo isso pode ser conferido no estande por meio de um jogo on-line que simula uma visita ao local.

Dessa forma, o visitante que percorrer os corredores do instituto pode se sentar, escolher um personagem e navegar pela versão computadorizada junto de um monitor. Eugênio Marins, tecnologista do laboratório de realidade virtual da unidade, garante: “Nosso local de trabalho é exatamente como o jogo mostra”.

Novidades tecnológicas atraem jovens para a Reunião da SBPC. Fotos: Hélvio Caldeira / UFMG

Para ele, o sucesso do estande em feiras do gênero está relacionado ao uso da animação 3D e aos óculos de realidade virtual, já que o público jovem tende a se interessar mais por atividades que envolvam tecnologia. “O interesse é incrível, pois é um tema que as pessoas normalmente evitam, por medo ou por o acharem complexo demais para ser entendido”, finaliza.

As atividades da SBPC Jovem serão realizadas até sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Toda a programação é diária, gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.