[Toninho Horta em ensaio. Foto: Carol Prado / UFMG]

Professores da Escola de Música e integrantes do Clube da Esquina vão se reunir no palco do gramado da Música na noite desta quarta, 20, no show Canção amiga, em homenagem a esse movimento musical. A apresentação começa às 18h30 e encerra a programação cultural do dia, na 69ª Reunião da SBPC.

Entre um ensaio e outro, Toninho Horta, integrante do Clube da Esquina, e Mauro Rodrigues, professor da Escola de Música da UFMG, anteciparam para o Portal SBPC na UFMG o repertório do show e alguns detalhes da apresentação.

“O show está sendo construído com uma banda formada por um time de primeira qualidade de professores da UFMG, todos instrumentistas renomados. Em razão disso, cada música, em vez de ter três, quatro minutos, vai para sete, oito, abrindo espaço para os solos, a parte virtuose dos músicos”, explica Toninho Horta. “Uma das músicas ficou com quase dez minutos”, disse o guitarrista.

No espetáculo, além de Toninho Horta, vão representar o Clube da Esquina os músicos Tavinho Moura, Titane e Túlio Mourão. A direção da apresentação é de Mauro Rodrigues, que tem longa trajetória musical relacionada a esse movimento musical. “O Clube da Esquina tem um peso internacional significativo, com conexões com jazz, rock e world music. Foi influenciado pelos Beatles e exerceu influência sobre o jazz e o rock”, lembrou o professor.

Foi ele inclusive quem sugeriu que Toninho Horta tocasse Falso inglês, de Fernando Brant. “É uma música que eu nem toco muito em meus shows, mas que o Mauro redescobriu e trouxe muito bem para essa apresentação. Eu a gravei em meu disco Terra dos pássaros, em 1979. E também vamos tocar Manoel, o audaz, que é um carro-chefe”, conta.

Mauro Rodrigues, professor da Escola de Música da UFMG. Foto: Carol Prado / UFMG

Confira o repertório previsto para o show:
Milagre dos peixes
From the lonely afternoons
Cravo e canela
O cavaleiro
Pedras rolando
Canção amiga
Fé cega, faca amolada
Clube da Esquina N° 1
Nuvem cigana
Amormeuzinho
Paixão e fé
Raça
Falso inglês
Manoel, o audaz
Viola violar
Nada será como antes
Caxangá

Sobre
O Clube da Esquina foi um movimento musical que teve início em Minas Gerais com um disco homônimo de Milton Nascimento, gravado em 1972, e que transcendeu as fronteiras de Minas e do país. Marca o movimento uma estética musical específica, de sofisticação harmônica.

A produção musical realizada no âmbito do movimento também alude a temáticas mais ou menos específicas, como a amizade, a natureza, os espaços rural e urbano e as utopias. Integraram o movimento Lô Borges, Márcio Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, entre vários outros músicos.

“Foi um dos maiores movimentos do Brasil, de grande criatividade musical, que revolucionou a harmonia. Outra marca é a literatura, a poética dos letristas”, lembra Toninho Horta. “Foi, sem dúvida, um divisor de águas na música brasileira”, disse.

Músicos acertam detalhes da apresentação. Foto: Carol Prado / UFMG

Exposição

Canção amiga é também o título da exposição sobre o movimento, cuja musicalidade fundiu tendências que pareciam irreconciliáveis. Ela está em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Assista ao vídeo da TV UFMG sobre a mostra: