O Espaço do Conhecimento UFMG inaugura nesta sexta, 14, às 11h, a exposição Canção Amiga – Clube da Esquina, resultado de trabalho de pesquisa interdisciplinar do Centro de Referência da Música de Minas da UFMG. A mostra integra a programação da SBPC Cultura, que reúne atividades culturais no campus Pampulha e em outros espaços da UFMG em Belo Horizonte.

Na década de 1960, os jovens Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Toninho Horta, entre outros, encontravam-se no cruzamento das ruas Paraisópolis e Divinópolis, do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O grupo ficou conhecido por produzir um som inovador, que misturava tendências da bossa nova com elementos do jazz, do rock’n’roll e da música folclórica dos negros de Minas Gerais.

A exposição ocupará o segundo e o quinto andares do Espaço do Conhecimento e ficará aberta ao público até setembro, de terça a sexta e aos domingos, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h. No planetário, será exibido o filme Entre discos e esquinas. A fachada digital vai projetar um vídeo com depoimentos de artistas do Clube da Esquina.

Imagem da mostra, que ficará aberta ao público até setembro. Foto: divulgação

“Quando se fala no ‘Clube da Esquina’, pensa-se num lugar em que todo mundo cabe, todo mundo entra. Cada um traz consigo a sua experiência, a sua opinião. E disso nasceu o Clube da Esquina. São canções jogadas ao vento, canções e ideias principalmente”, afirma o pesquisador Bruno Viveiros, curador da exposição, em entrevista ao programa Conexões da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM).

Ouça a conversa com a apresentadora Luíza Glória:

Apresentação no campus Pampulha

A SBPC Cultura promove o show Canção Amiga, homenagem ao Clube da Esquina, com a participação dos artistas Toninho Horta, Tavinho Moura e Túlio Mourão, que integraram o movimento. Eles sobem ao palco ao lado de professores da Escola de Música e da cantora Titane. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será na quarta-feira, 19, às 18h30, no Bosque da Escola de Música.

Leia mais sobre a exposição Canção Amiga no Boletim UFMG.