CNPq premia destaques em iniciação científica e fotografia

Bolsistas foram premiados em cerimônia durante a Reunião da SBPC. Foto: Cláudia Mariz / CNPq

[Fonte: Coordenação de Comunicação do CNPq]

Motivar a formação de novos cientistas e convencer a sociedade de que a ciência, a tecnologia e a inovação são importantes para o país. Esses foram os pontos destacados pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, na cerimônia de entrega dos Prêmios Destaque do Ano na Iniciação Científica e de Fotografia Ciência e Arte da agência. O evento foi realizado na última terça-feira, 18, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, no campus Pampulha.

Participaram da cerimônia, além do presidente do CNPq, os diretores da agência José Ricardo Santana e Adriana Tonini, o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Sávio Raeder, o presidente do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), Joviles Trevisol, e Ildeu Moreira, presidente eleito da SBPC.

Mario Neto reforçou a importância dos prêmios como estímulo, especialmente aos pesquisadores da iniciação científica, para que prossigam na carreira de pesquisador. Além disso, o presidente do CNPq defendeu que é imprescindível que a sociedade esteja convencida de que ciência é tão importante quanto economia e educação. “Sem ciência, tecnologia e inovação nós não vamos concretizar o desenvolvimento sustentável do Brasil em longo prazo, ou seja, não conseguiremos gerar riqueza para o país”, ressaltou.

Bolsistas reconhecidos

O Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica, atribuído anualmente, tem o objetivo de oferecer reconhecimento aos bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

A 14ª edição do prêmio teve duas vencedoras na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A primeira é Laura Olguins de Moura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista do Pibiti. Orientada pelo professor Fabio Pinto da Silva, ela abordou em seu trabalho O uso da tecnologia de digitalização tridimensional na documentação e preservação de bens materiais instalados em espaços públicos. A outra vencedora é Eliana Lins Morandi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bolsista do Pibic, tendo como orientador Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes. Seu trabalho tratou da Segregação racial e espacial no município de São Paulo: o impacto da segregação educacional no hiato de renda entre diferentes grupos raciais.

A categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias também registrou dois vencedores. Gabrielle Maria Fonseca Pierangelida Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e bolsista Pibiti do Instituto Agronômico (IAC), ganhou com o trabalho Utilização de microrganismos benéficos na produção de mudas de cana de açúcar pelo sistema MPB. Ela foi orientada pela professora Adriana Parada Dias da Silveira. O outro ganhador é Daniel Schwalbe Kodado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), bolsista do Pibic. Seu trabalho, Propriedades eletrônicas de materiais bidimensionais e suas heteroestruturas, foi orientado por Lara Kuhl Teles.

Na categoria Ciências da Vida, os vencedores foram os bolsistas Pibiti Icaro Rodrigues Sarquis, da Universidade Federal do Amapá, e Ana Luiza Martins Karl, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI). Orientado pelo professor Caio Pinho Fernandes, Icaro é autor do trabalho Desenvolvimento de nanodispersões iarvicidas com frações obtidas do óleo de sucupira (Pterodon emarginatus V). Ana Luiza, por sua vez, foi orientada por Laurent Emmanuel Dardenne no trabalho Modelagem molecular de inibidores potentes e seletivos para a enzima acetilcolinesterase.

Na categoria Mérito Institucional, a vencedora foi a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte

Criado em 2011, tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

É concedido em duas categorias: Imagens produzidas por câmeras fotográficas: ambiente silvestre e antrópico e Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos).

As fotografias premiadas estão expostas no estande do CNPq, na ExpoT&C, evento que integra a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada nesta semana no campus Pampulha.

Conheça os vencedores:

CATEGORIAI  IMAGENS PRODUZIDAS POR CÂMERAS FOTOGRÁFICAS: Ambiente silvestre e antrópico
Nome/Instituição Títulos do (a)
1º Lugar JONATHAS LINS DE SOUZA

Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Projeto de Pesquisa: INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NOS PADRÕES DE MUDA E REPRODUÇÃO DE AVES DE SUB-BOSQUE EM DOIS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
Imagem: DISPLAY REPRODUTIVO DO BEIJA-FLOR BANDEIRINHA
2º Lugar JOSÉ SABINO

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Projeto de Pesquisa: PROJETO PEIXES DE BONITO
Imagem: CAFÉ DA MANHÃ COM FRUTOS
3º Lugar  MARCO ANTONIO FONTES DE SÁ