Portal de Periódicos está presente na 69ª Reunião

*Com Portal de Periódicos da CAPES

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, conta com a participação do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estande do órgão ocupa um espaço de 100 m² para divulgação da biblioteca virtual e de outros programas voltados para a pós-graduação e para a educação básica.

No estande, são distribuídos fôlderes do Portal, brindes e materiais explicativos de programas da Capes. Bibliotecárias help desks ligadas ao Portal fazem atendimento ao público, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o acesso aos conteúdos oferecidos. Os usuários também poderão visualizar os conteúdos do Portal de Periódicos por meio do aplicativo .periodicos., disponível em dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares, que estarão expostos no espaço.

O presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, participou nesta segunda-feira, 17, da conferência Os desafios da pós-graduação e compõe a mesa-redonda Avaliação: limites e perspectivas, a partir das 15h30. Nesta terça-feira, 18, ele será um dos apresentadores da sessão especial The german universities excellence initiative.

Ainda na terça-feira, o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, será palestrante da mesa-redonda A avaliação no sistema nacional de pós-graduação. Entre os participantes, também estará Hercília Melo do Nascimento, que é membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-Capes).

A coordenadora-geral do Portal, Elenara Chaves Edler de Almeida, fará uma participação especial na quarta-feira, 19, com a oficina Como utilizar o Portal de Periódicos da CAPES. O curso será no turno vespertino, na Faculdade de Engenharia. Para saber os locais e horários das apresentações, acesse a programação completa do evento.

A agenda da 69ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 240 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior e de gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. Entre as atividades confirmadas, estão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, quatro assembleias, três reuniões de trabalho e cinco encontros. O evento, que marca os 90 anos da UFMG, tem como tema Inovação – Diversidade – Transformações.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Belo Horizonte tem como principal objetivo popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 69ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e a tecnologia.

Reportagem: Alice Oliveira Santos

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)