Próxima Reunião Anual da SBPC será em Alagoas

*Com informações da Agência Alagoas e da Fapeal

Dois estandes, um só convite: SBPC em Alagoas, esperamos por você. A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será realizada na cidade de Maceió, em julho de 2018.

Enquanto isso, as instituições de pesquisa divulgam o Estado na reunião deste ano, que começou no domingo,16, no campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais, e se estende até o sábado, 22.

Uma parceria entre Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) possibilitou um estande para divulgar o evento do próximo ano para a comunidade científica e gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o Brasil, além de toda a sociedade e da mídia, que também têm comparecido aos diversos espaços.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi responsável pela realização do estande, a partir de projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo.

A Sedetur e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação também colaboraram com a Fapeal no conteúdo multimídia e impresso que está à disposição do público.

O objetivo é divulgar os dados e vocações alagoanos na área de CT&I. “Não somos um Estado desenvolvido, mas temos muita coisa para mostrar. Acredito que este pode ser o diferencial de Alagoas”, comenta o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

Estrutura

Estante da Fapeal na ExpoT&C

A Fapeal também ganhou espaço no estande do Conselho Nacional das Faps (Confap) e disponibilizou um ônibus para estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), do Centro Universiário Cesmac, do Centro Universitário Tiradentes (Unit) e da Faculdade Estácio Fal, que estão apresentando trabalhos de iniciação científica. Quinze alunos Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também foram trazidos ao evento. Os jovens pesquisadores da Ufal vieram em ônibus próprio.

Próprio também é o estande do Centro Universitário Cesmac, com destaque para o projeto de robótica, uma vocação de Alagoas, e para os programas Semente de Iniciação Científica.

Todas a instituições mencionadas contam com bolsas da Fapeal em seus programas de iniciação científica, exceto a Estácio Fal.

Relevância Nacional

 A SBPC em Alagoas vai acontecer no campus Maceió da Ufal. Sobre isso, a reitora Valéria Correia, na ocasião da abertura oficial do evento, neste domingo, explicou:

“É muito importante estar presente e compreender o significado da abertura, o espaço de peso onde as autoridades científicas do País estão reunidas. Isso simboliza a atuação da SBPC e se transforma em aprendizado de como continuar com esse trabalho e realizar muito bem a reunião em nossa querida Alagoas”, encerrou a reitora.

Gerando “buzz

O estande de Alagoas ganhou marca própria, com design de Rafael Leite Faustino, bolsista de desenvolvimento institucional da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)

Além do estande, a marca estará presente nas camisetas dos jovens pesquisadores, num folder que conta um pouco das iniciativas e resultados de gestão da CT&I em Alagoas durante o atual governo, e em adesivos e balões.

“Esta não é a marca da próxima reunião anual da SBPC, cujo tema ainda não foi definido. Mas já vamos começar a convidar todo o público presente em Belo Horizonte para comparecer a Maceió. A programação é diversificada. Tem espaço para a cultura e artistas locais e programações interessantes para toda a família”, explica o professor Fábio Guedes.

Perfil do Talento

Uma das pesquisadoras alagoanas que teve trabalho aceito para a SBPC é Maria Clara Valente, do sexto período de medicina da Uncisal. Ela conta que trabalha com pesquisa desde o primeiro ano de faculdade a atualmente está estudando novos métodos de diagnóstico para a esclerose lateral amiotrófica. Desde então, ela costuma ir para congressos, mas nunca tinha ido a uma das Reuniões Anuais da maior sociedade científica da América Latina.

Para Maria Clara, pesquisar é importante “porque é partir disso que a gente começa a responder diversas perguntas que vão levar nossa profissão para frente”. Ela acrescenta que a realização da Reunião Anual da SBPCem Maceió pode ser uma oportunidade para estudantes de todos os cursos se engajarem mais com o conhecimento, até mesmo como um primeiro passo no mundo da pesquisa.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)