Livro sobre aplicações da energia nuclear é lançado no Café Literário

Imagem do livro virtual Aplicações da energia nuclear na saúde

* Com informações da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares

O livro virtual Aplicações da Energia Nuclear na Saúde foi lançado nesta terça-feira, 18, no Café Literário da ExpoT&C. As autoras são a professora aposentada da UFMG Regina Pinto de Carvalho e a pesquisadora aposentada da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Silvia Maria Velasques de Oliveira.

Recentemente, o assunto energia nuclear foi introduzido na área de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e as autoras não identificaram material didático em língua portuguesa com informações consistentes que atendessem às necessidades dos professores. Por isso, elas dedicam o livro a estudantes e professores do ensino médio.

Na publicação, são descritas as características básicas do núcleo atômico e de suas transformações, os principais radioisótopos em uso no país e o funcionamento de alguns tipos de detectores de radiação, que permitem identificar a presença de exposição às radiações ionizantes em seres humanos ou no meio ambiente. São propostas algumas questões para pesquisa e debate entre os estudantes e atividades simples que ilustram conceitos básicos.

Aplicações da Energia Nuclear na Saúde é uma publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da International Atomic Energy Agency  (IAEA), com apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) e Sociedade Brasileira de Física (SBF). O download gratuito do livro está disponível nos sites da SBBN, da SBPC e da SBF.

O tema também é explorado em minicurso oferecido pelas autoras  para  professores do ensino básico até 21 de julho, durante a 69ª SBPC, em Belo Horizonte.  As vagas estão esgotadas.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)