Uma exposição que pretende estimular a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal e a consequente redução das cesarianas desnecessárias. Sentidos do nascer é uma das atrações da 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), montada nas imediações do restaurante universitário Setorial I, no campus Pampulha.

A mostra está aberta diariamente das 9h às 21h, período em que haverá monitores para instruir os visitantes. Sentidos do nascer é uma exposição interativa na qual o público passa por vários ambientes: ficam grávidos(as), nascem de novo e participam de discussões sobre o fenômeno do nascimento.

O professor Bernardo Jefferson, da Faculdade de Educação da UFMG, também historiador da ciência, é o idealizador da mostra, que, segundo ele, “pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal”. Ele afirma que a cesariana é uma cirurgia indicada quando o parto normal não é possível. “Trata-se, portanto, de uma exceção que, no Brasil, virou regra”, explica Bernardo.

O professor lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

“A exposição é excelente, proporciona uma sensação realista e alguns esclarecimentos relevantes. Seria muito bom se eu tivesse tido acesso a ela antes”, comentou a professora Tarcilia Silva, da Faculdade de Odontologia, que visitou a exposição acompanhada dos dois filhos.

Mais informações sobre a exposição Sentidos do nascer podem ser obtidas no site do projeto ou acompanhadas em sua página no Facebook.

Painel da exposição Sentidos do nascer, no campus Pampulha. Foto: Camila Fernandes / UFMG