(Apresentação do grupo Sarandeiros na SBPC. Foto: Cristtiane Matos)

Em meio a palestras, pôsteres e minicursos, a 69ª Reunião Anual da SBPC ainda tem espaço para shows, exposições e apresentações de dança e teatro.

No saguão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), José Patrocínio Mota, estudante de Ciências Socioambientais da UFMG no período noturno, observa a exposição Corredor de Nacala. Ele parou ali por acaso, ao sair do prédio, mas pretende ficar atento à programação cultural dispersa pelo campus Pampulha. “Acho fundamental aliar a parte científica com a cultural, porque isso passa a ideia certa de que a ciência não avança sozinha”, disse.

Exposição Corredor de Nacala. Foto: Marcela Ximenes

Os colegas Monalisa e Vagner, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador, assistiam a uma apresentação do Grupo de Percussão da UFMG na Praça de Serviços. Para eles, as atividades culturais têm tudo a ver com a Reunião da SBPC, cujo tema este ano é Inovação, Diversidade e Transformações.

Na escadaria da Reitoria (Praça Tiãozinho), Isabela Abalen, aluna de Jornalismo da UFMG, assistia com atenção à apresentação de Duzão Mortimer e banda. Com direito a experimentos químicos ao vivo, dos quais ela participou, o show uniu ciência e música: “Acho maravilhoso esse tipo de evento. Fui convidada a conhecer a ciência de forma criativa, isso sempre me chama a atenção”, contou.

Foto: Marcella Ximenes

Isabela estava a caminho da oficina Prática da Letra, que ocorreria em alguns minutos no Café Literário, instalado na Tenda ExpoT&C. Na noite anterior, ela havia assistido à apresentação do grupo Sarandeiros, da UFMG. Participante ativa tanto da programação científica quanto da cultural, ela contou que tudo o que visitou até agora a ensinou algo novo e disse estar animada para os próximos dias.

Confira a programação da SBPC Cultura, que se estende ao longo da semana, paralelamente à 69ª Reunião Anual da SBPC.