Na noite de quinta-feira, por volta das 19h30, durante a assembleia geral dos sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a presidente Helena Nader, que há três mandatos está à frente da entidade, fazia um balanço de sua atuação.

Emocionada, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) relembrava momentos marcantes, prestava homenagens a colegas e convidava os sócios a continuar atuando para fortalecer a entidade e a ciência no Brasil, quando foi surpreendida com uma “quebra no protocolo”.

O reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida sobem ao palco e anunciam homenagem à presidente da SBPC. Foto: Marcílio Lana / UFMG

Os autores do inesperado pedido, que provocou uma mudança no roteiro da assembleia geral, foram os professores Jaime Ramírez, reitor, e Sandra Almeida, vice-reitora da UFMG. Ramírez pediu a palavra e se desculpou pela alteração, mas afirmou que os sócios da SBPC iriam compreender a razão para a mudança no roteiro do cerimonial. “Será uma intervenção rápida, mas necessária, pois temos que prestar, em nome da UFMG, uma merecida homenagem à professora Helena Nader”, esclareceu o reitor.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida, entre Helena Nader (à esquerda) e o reitor Jaime Ramírez, durante a leitura do texto da placa. Foto: Marcílio Lana

Jaime Ramírez e Sandra Almeida subiram ao palco e entregaram para a professora Helena Nader uma placa em reconhecimento ao trabalho e à dedicação “em prol da educação, ciência, tecnologia e inovação no país à frente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”.

Imagem da placa entregue à professora Helena Nader

Mais cedo, pela manhã, durante entrevista concedida à TV UFMG, Helena Nader fez um balanço dos três mandatos à frente da SBPC e discutiu temas como mulheres na ciência, Marco Legal da Ciência e Tecnologia e cortes de verbas na educação.