Na noite de quinta-feira, por volta das 19h30, durante a assembleia geral dos sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a presidente Helena Nader, que há três mandatos está à frente da entidade, fazia um balanço de sua atuação.
Emocionada, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) relembrava momentos marcantes, prestava homenagens a colegas e convidava os sócios a continuar atuando para fortalecer a entidade e a ciência no Brasil, quando foi surpreendida com uma “quebra no protocolo”.
Os autores do inesperado pedido, que provocou uma mudança no roteiro da assembleia geral, foram os professores Jaime Ramírez, reitor, e Sandra Almeida, vice-reitora da UFMG. Ramírez pediu a palavra e se desculpou pela alteração, mas afirmou que os sócios da SBPC iriam compreender a razão para a mudança no roteiro do cerimonial. “Será uma intervenção rápida, mas necessária, pois temos que prestar, em nome da UFMG, uma merecida homenagem à professora Helena Nader”, esclareceu o reitor.
Jaime Ramírez e Sandra Almeida subiram ao palco e entregaram para a professora Helena Nader uma placa em reconhecimento ao trabalho e à dedicação “em prol da educação, ciência, tecnologia e inovação no país à frente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”.
Mais cedo, pela manhã, durante entrevista concedida à TV UFMG, Helena Nader fez um balanço dos três mandatos à frente da SBPC e discutiu temas como mulheres na ciência, Marco Legal da Ciência e Tecnologia e cortes de verbas na educação.